NEWSLETTER
Grünenthal registra receita recorde; crescimento foi de 10% em um ano
Em 2023, empresa farmacêutica cresceu investindo em aquisições e em atividades de pesquisa e desenvolvimento
Foto: Um dos Laboratórios de Controle de Qualidade da Grünenthal.
A Grünenthal, empresa farmacêutica líder na investigação e gestão da dor[1], divulgou nesta segunda (25) seus resultados anuais de 2023. As receitas líquidas atingiram 1,8 bilhão de euros (aproximadamente 9,8 bilhões de reais), um aumento de 10% em comparação ao ano de 2022.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) ajustado atingiu o valor de 427 milhões de euros (aproximadamente 2,4 bilhões de reais), representando uma diminuição de 3% devido ao aumento dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aquisições e modernizações das instalações de produção. Desde 2017, a Grünenthal mais do que triplicou seu EBITDA ajustado, desenvolvendo o seu pipeline de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, adquirindo marcas estabelecidas para complementar o portfólio existente e aumentando a sua presença nos principais mercados farmacêuticos, como os Estados Unidos. A empresa investiu cerca de um bilhão de euros (aproximadamente 5,4 bilhões de reais) em investigação e desenvolvimento desde 2017 e mais de 280 milhões de euros (cerca de 1,52 bilhão de reais) nos seus negócios nos EUA desde 2019.
Os resultados de 2023 foram impulsionados pelo forte desempenho dos negócios nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Marcas importantes apresentaram um forte crescimento de dois dígitos em comparação com o ano anterior. A Grünenthal Meds, joint venture de colaboração com a Kyowa Kirin, com o seu portfólio de 13 marcas focadas principalmente na dor, também contribuiu com fortes receitas já no seu primeiro ano. O negócio foi fechado em agosto de 2023, com a Grünenthal detendo uma participação majoritária de 51%, e a empresa pretende adquirir o restante da participação em 2026. Desde 2017, a Grünenthal investiu mais de 2 bilhões de euros (10,8 bilhões de reais, aproximadamente) em aquisições bem-sucedidas.
“2023 foi mais um ano de desempenho excepcional, onde vimos os resultados da nossa consistente estratégia de crescimento. Continuamos a investir significativamente na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas onde a necessidade de melhores tratamentos para a dor é maior”, afirma Gabriel Baertschi, CEO e Presidente da Diretoria Executiva Corporativa da Grünenthal. “Por meio de nossos esforços, podemos ajudar ainda mais pacientes agora, impactando positivamente a sua qualidade de vida e avançando em direção à nossa visão de um mundo sem dor.”
Por meio de aquisições estratégicas e investigação, a Grünenthal progrediu drasticamente no seu pipeline de P&D nos últimos anos e, em 2024, espera ter projetos de desenvolvimento em todas as três fases de desenvolvimento clínico, com três programas na Fase III. Isso torna a empresa líder do setor[1], com foco em inovações para o tratamento de diversas formas de dor crônica e aguda.
Além disso, a Grünenthal pretende impactar positivamente os seus colaboradores, parceiros e a sociedade – ao mesmo tempo que reduz o impacto ambiental das suas atividades empresariais. Em junho de 2023, a Sustainalytics, uma agência de classificação ESG, classificou a Grünenthal entre os 2% principais da subindústria farmacêutica, bem à frente de seus principais pares, sendo classificada na categoria de “baixo risco”.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER