NEWSLETTER
Razões para adotar um cachorro ao invés de comprar
Adoção é um ato de amor incondicional que contribui para transformar a vida de um animal carente
Ter um cachorro em casa pode enriquecer a vida familiar. Além de oferecer companhia constante, os cachorros promovem bem-estar emocional e físico para todos os membros da casa.
Cães são companheiros leais que proporcionam amor incondicional e podem ajudar a reduzir o estresse diário. Além disso, cuidar de um cachorro ensina responsabilidade, especialmente para as crianças, que aprendem sobre compromisso, cuidado e empatia ao interagir com seu animal de estimação.
Infelizmente, nos dias atuais, existem muitos casos de abandono e maus tratos de cachorros, bem como muitos em situação de rua ou em abrigos, esperando receber um lar carinhoso.
Muitas pessoas ainda optam por comprar esses animais, uma prática que incita a crueldade e a não valorização da vida. Animais não são mercadorias, são seres vivos que possuem sentimentos como seres humanos. Esse comércio é bastante popular, apesar da quantidade de cachorros carentes precisando de um lar. Adotar um animal significa salvar uma vida.
Fornecer um lar seguro para os cachorros é um ato de amor que se torna muito recíproco e contribui para a diminuição do número de animais abandonados. Além disso, os cachorros sem raça definida possuem bom temperamento, saúde resistente e são muito simpáticos.
Crueldade
Na maioria esmagadora das vezes, os criadores de cachorros para venda deixam seus procriadores em más condições extremas, como sujeira, falta de cuidado, má alimentação e maus tratos.
Além disso, a fêmea é obrigada a procriar inúmeras vezes, causando prejuízos para sua saúde e morte prematura. Muitas fêmeas que não conseguem mais procriar são descartadas por não gerarem mais lucros. As matrizes, nome dado às fêmeas procriadoras, são extremamente exploradas e submetidas a condições precárias de vida.
Adaptação
As ONGs responsáveis pela adoção de cachorros vão ser mediadores e só permitirão a adoção se forem pessoas que realmente vão cuidar e amar os bichinhos. Existem questionários para saber qual a realidade do ambiente e se cumpre critérios para a adoção do animal, bem como procurar um animal que se encaixe nas características da família e no espaço da casa.
Para cães já adultos, é muito mais fácil a adaptação com os possíveis tutores, pois é possível saber qual seu temperamento e comportamento, e no caso de crianças, dá para saber se eles se dão bem com os pequenos. Os cachorros adultos possuem facilidade de se adaptar e são mais carinhosos quando vêm de um abrigo, pois estão cheios de amor para dar.
Em casos de filhotes, pode ser um pouco mais difícil a adaptação, e eles exigem maiores cuidados nos primeiros meses de vida. Cachorros adotados possuem uma gratidão imensa com os tutores, e isso fortalece a relação deles com cada integrante da família, pois já passaram por muito sofrimento e precisam de um lar para serem felizes.
Responsabilidade
Também há o fator da responsabilidade que se deve ter com os cachorros. Adotar um animal carente significa ajudá-los a viver com dignidade. Hoje a relação das pessoas com eles está mudando, e precisam ser vistos como parte da família.
A adoção precisa ser responsável. É necessário cuidar bem deles, oferecendo alimentos de qualidade, como a ração Golden para cachorro. Além disso, enchê-los de carinho, uma cama confortável, banhos e visitas ao veterinário é essencial para transformar a vida do cachorro em uma vida feliz.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER