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Sistema B comemora 8 anos no Brasil

Para marcar a data, organização programa uma série de ações com Empresas B e parceiros. Com a finalidade de aproximar mais da sociedade e reforçar a importância e os valores do Movimento B

Em outubro de 2013, o Movimento B chegou ao País com o Sistema B Brasil. Organização sem fins lucrativos responsável pelo engajamento, divulgação e articulação regional deste movimento global. Foi fundado pelo B Lab e sem dúvida une pessoas que usam o poder de seus negócios para auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Focada em questões sociais e ambientais.

A fim de comemorar os seus oito anos de atuação, o Sistema B Brasil preparou uma série de ações em parceria com as Empresas B. Com o intuito de trazer mais conhecimento sobre o movimento e sua importância para o futuro do planeta.

“Entendemos que existem muitas pessoas e empresas que estão engajadas com nossos valores e causas, mas, que ainda não entenderam de fato o que é o Sistema B. Com o propósito de poder auxiliá-los a tirarem do papel essas práticas que já são reconhecidas internacionalmente como necessárias. Hoje, sem dúvida temos a oportunidade de nos apresentar de maneira leve e didática. Trazendo para perto essas pessoas”, de acordo com Francine Lemos, Diretora Executiva do Sistema B Brasil.

No entanto as ações que acontecem nesse mês de outubro têm como objetivo conectar o Sistema B Brasil com o público. Identificando a necessidade de ser parte da transformação de que o mundo precisa. Na programação, destaque para a transformação da rua Oscar Freire, símbolo do consumo no país e capital mais rica do Brasil, em “Rua B”.

Lojas participantes

Com a participação de seis lojas de Empresas B localizadas na rua, a ideia é fazer uma série de intervenções de artistas da PretaHub no dia 30 de outubro (entre 10h30 e 17 horas), conectando a arte de rua com a Oscar Freire e dando luz para o consumo responsável e consciente de marcas sustentáveis. Entre as ações previstas, há ainda a criação de um marketplace online para produtos B nos sites do Magalu, que é uma das B Movement Builders, Mercado Livre e Americanas.

“Para o Magalu, é um prazer poder usar a força da nossa marca e da nossa plataforma de vendas para impulsionar Empresas B”, afirma Ana Luiza Herzog, gerente de reputação e sustentabilidade do Magalu.

O ESG e a evolução do mercado de impacto

O ESG vem ganhando força nos últimos dois anos, mas, antes dele, o Sistema B Brasil trouxe enormes avanços para a formação de um ecossistema de impacto. “Fazendo uma retrospectiva, podemos apontar alguns destaques da nossa atuação. E é sensível que houve um aumento significativo na preocupação das empresas em relação a questões de sustentabilidade. Sem dúvida, esse é o maior avanço dos últimos oito anos. É como se a ficha tivesse finalmente caído de que, para continuarmos existindo, é necessário mais do que só gerar lucro”, explica Francine.

Compreender o papel do seu negócio e ressignificá-lo de modo a gerar impacto positivo na sociedade e no planeta é um caminho sem volta. Contribuindo com esse cenário, o Sistema B liderou diversas iniciativas. Com a finalidade de construir um ecossistema favorável para empresas que utilizam a força do mercado para dar soluções a problemas socioambientais.

Entre as iniciativas do Sistema B Brasil nos últimos anos, podem-se destacar programas como Net Zero 2030. Campanha mundial do movimento B com mais de 1.300 empresas comprometidas a zerar suas emissões de carbono. E a versão brasileira do Coletivo do Clima. Um grupo de empresas que estão ligadas de alguma maneira ao Movimento B e trabalham juntas para tomar medidas em relação à emergência climática.

Movimento Seja Antirracista

Na área social, O Sistema B Brasil atuou no avanço de diversas pautas como na discussão em torno da diversidade e inclusão dentro das empresas. Por meio do movimento Seja Antirracista – em parceria com a IDBR e o Capitalismo Consciente Brasil. Com o objetivo de ser um espaço de comprometimento público com diretrizes sobre como lutar contra o racismo estrutural e institucional. Na diversidade etária, em parceria com a Labora. Ela trabalha e incentiva outras organizações em relação à diversidade geracional. Com parceria do grupo Mulheres B com a ONU Mulheres em 2021 – para tratar temáticas relacionadas a gênero e espaço corporativo.

De acordo com o Sistema B, as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma Nova Economia. Cujo maior indicador de sucesso seja o de provocar impactos positivos que gerem valor para a sociedade e o meio ambiente de maneira sustentável. E é isso que o Sistema B Brasil tem buscado nos últimos anos.

“São oito anos fomentando uma ideia de evolução do nosso sistema econômico e vendo a sociedade e o meio ambiente mostrando que passou da hora de fazermos negócios de um jeito diferente, indo muito além do lucro. Se quando começamos nosso modelo era uma opção, hoje, vemos que é uma questão de sobrevivência (das pessoas, do planeta e dos negócios) buscar uma economia B”, conclui Francine.

PROGRAMAÇÃO SEMANA B

RUA B – Oscar Freire

“Grandes marcas são um canal para o conceito do Movimento B chegar a lugares que nem sempre conseguimos alcançar por outros meios. E, na rua do consumo da capital mais rica do Brasil, a gente quer mostrar que lucro e propósito podem caminhar juntos”, explica Francine Lemos. Foi assim que surgiu a ideia de transformar a tradicional Oscar Freire, uma das ruas mais conhecidas da capital de São Paulo – abriga o maior número de Empresas B Certificadas na cidade – na “Rua B”, no último sábado de outubro (30/10).

Além  da personalização das lojas que darão vida à “Rua B”, em parceria com as marcas Bemglô, Aesop, Natura, Ben&Jerry’s, Pantys e Reserva, foram convidados seis artistas do PretaHub – hub de pesquisa, mapeamento e aceleração do empreendedorismo e consumo negro do Brasil, que pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo – para personalizar o “B” do Sistema B Brasil ao vivo, com o intuito de despertar o olhar para a importância do movimento por meio da arte de rua.

Adriana Barbosa, fundadora do PretaHub e do Festival Feira Preta, é uma das conselheiras do Sistema B Brasil. Com ajuda dos artistas Ramo Negro, Lya Nazura, Laís Da Lama, Soberana Ziza, Auá Mendes e Consp, o Sistema B Brasil e o Preta Hub querem promover uma reflexão, por meio de processos criativos e intervenções artísticas, sobre como é possível consumir de forma mais consciente, escolhendo marcas que reconhecem e usam de forma correta o poder do corporativismo.

Durante a ação, promotores da Empresa B Labora, que faz a inserção de profissionais 50+ no mercado de trabalho, irão circular pela Oscar Freire, convidando as pessoas a irem até as lojas e fazerem parte da ação.

MARKETPLACE – Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza

Na “Semana B”, três das maiores redes de varejo do País, Americanas, Mercado Livre e Magalu, se unem ao Sistema B Brasil para criar um marketplace exclusivo em seus sites para venda dos produtos de Empresas B Certificadas. Com a finalidade de dar visibilidade para empresas realmente engajadas e ajudando seus clientes a fazerem uma compra consciente.

De 25 a 31 de outubro, um banner na página principal dos sites dos varejistas direciona o consumidor a uma página especial, onde ele poderá acessar uma grande variedade de produtos. Desde roupas da marca Reserva e calcinhas da marca Pantys até cerveja artesanal da carioca Praya, por exemplo. Com o intuito de adquirir aqueles que fazem mais sentido para ele e para o planeta.

Participam também da ação on-line, com marketplaces exclusivos para produtos de Empresas B Certificadas a rede de supermercados Mambo e a Ambedu. Site voltado para consumidores conscientes e marcas comprometidas em transformar a relação entre as pessoas e o planeta.

Importância do Movimento B

“Entendemos a importância que o Movimento B possui para a busca de um modelo econômico mais atento ao impacto. Acreditamos que a nossa visão de sustentabilidade e o propósito deles estão completamente alinhados nesse sentido. E entre nossas ações, buscamos sempre apoiar os empreendedores que compreendem seus negócios como um gerador de impacto positivo na sociedade e no planeta”, destaca Laura Motta, gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

“Este espaço está totalmente alinhado a outros projetos já desenvolvidos pela Americanas S.A. ao longo dos últimos meses. Em linha com as mudanças nos hábitos de consumo dos clientes e dos compromissos listados na Agenda 2030 da ONU, buscamos facilitar a identificação de produtos que possuem uma ou mais certificações confiáveis na nossa plataforma, estimulando a venda de itens que tenham um olhar especial para a responsabilidade socioambiental”, de acordo com Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A.

Além disso a ação será válida para todo o Brasil e os links de todos os marketplaces também podem ser acessados nesta página.

GÔNDOLA B – Casa Santa Luzia

Também de 25 a 31 de outubro, a ação “Gôndola B”, parceria criada entre Sistema B Brasil e Casa Santa Luzia – tradicional supermercado localizado na Alameda Lorena, em São Paulo – dará destaque aos produtos de Empresas B Certificadas dentre os mais de 30 mil itens da loja, entre nacionais e importados.

Em princípio os consumidores poderão encontrar, em um mesmo local, produtos da Biowash, Greenpeople, Tao Kombucha, Cerveja Praya, Danone, Evolat Brasil | Naveia, Fazenda da Toca, Mãe Terra, Nude, Positiv.a e Concha y Toro. O objetivo principal da “Gôndola B” é trazer mais conhecimento sobre essas empresas e as práticas por trás da certificação. Além disso os produtos selecionados também poderão ser encontrados no e-commerce pelo link:

CAMPANHA “TÔ B DA VIDA” – Redes sociais

Pessoas e empresas que já fazem escolhas responsáveis o fazem porque estão cansadas do consumo irresponsável e querem mudar o hoje para um amanhã possível. Dessa forma, surgiu a campanha para ativação digital da “Semana B”, que traz o conceito “Tô B da vida”, provocando as pessoas a entenderem os impactos de suas ações e do seu consumo e a agirem de maneira a gerar impacto positivo.

Além disso a campanha terá conteúdos educativos e com uma linguagem simples nas redes sociais do Sistema B Brasil , como Instagram e LinkedIn , sobre as principais causas do Movimento B e explicando como as pessoas podem fazer parte desta rede. Lucy Freitas, Gerente de Comunicação da organização, conta que a campanha “Tô B da vida” tem o objetivo de trazer o indivíduo para o centro dessa discussão. Com o propósito de fazer as pessoas e empresas relembrem que elas são e devem seguir sendo os agentes de transformação. “O Movimento B traz um pouco dessa indignação que gera ação e transformação. Como eu consigo gerar essa transformação? A partir de uma atitude B. Na ‘Semana B’ queremos mostrar a todos que a indignação que eles sentem é a mesma que nos move”.

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Written by: Ana Leichiringue

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