fbpx

Startup lança guia de combate ao sexismo

Startup lança guia de combate ao sexismo

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Empodera, comunidade pioneira na construção de negócios inclusivos, lança, de maneira gratuita, o Guia Antissexista para que lideranças e colaboradores interessados ou já engajados no tema, possam agregar conhecimento à sua rotina e garantir a manutenção de espaços corporativos mais seguros e empáticos.

Segundo o relatório Global Gender Gap Report (2020), serão necessários 100 anos para a igualdade entre homens e mulheres no ambiente corporativo. E o Guia Antissexista se propõe a contribuir com essa jornada. O conteúdo contempla explicações sobre o que é o sexismo, a desigualdade de gênero e o feminismo, e também conta com uma linha do tempo que destaca as lutas e as conquistas das mulheres ao longo da história, além de um glossário sobre os termos e as práticas opressivas, que devem ser corrigidas.

O panorama das consequências da desigualdade de gênero não só dentro das empresas, demonstra o quão relevante é o letramento sobre o contexto histórico dessas violências no Brasil: o número de vítimas do feminicídio no país em 2022 aumentou 5,5% em relação a 2021, no caminho contrário dos dados gerais de assassinatos no Brasil, segundo o Monitor da Violência. Já no mundo corporativo, as mulheres seguem ganhando menos que homens e ocupando menos cargos gerenciais. De acordo com dados de 2022 da Grant Thornton, apenas 38% das funções de liderança são ocupadas por pessoas do gênero feminino.

Para Leizer Pereira, fundador da comunidade Empodera, ainda há muito o que ser discutido. “Todo o conteúdo foi criado por colaboradoras da Empodera, e foi pensado para incentivar uma cultura mais inclusiva dentro das empresas. A ideia é provocar o questionamento da reprodução de comportamentos e padrões que às vezes a gente pensa que são inofensivos. É necessário adotar uma postura ativa contra ações discriminatórias e ofensivas que acarretam em diversos problemas, desde assédios e violências físicas e verbais, à ausência de mulheres em posições de poder na política, economia e cargos gerenciais”, pontua.

Você pode encontrar o Guia Antissexismo clicando: encr.pw/lbHVW

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário