NEWSLETTER
TransFORMAR da Mills chega à 4ª edição
Cerca de 55% dos desempregados brasileiros são jovens de 14 a 24 anos. Criar oportunidades de trabalho com capacitação técnica é uma das missões da Mills, líder latino-americana em locação de equipamentos. Nesta terça-feira (20), a empresa abre a quarta edição de seu programa de bolsas de estudo técnico, o TransFORMAR. Um dos objetivos é ampliar a participação de mulheres, pessoas negras e LGBTI+. As inscrições vão até o dia 31 de julho ou até o preenchimento das turmas.
As inscrições devem ser feitas pela página do TransFORMAR no site da Mills: https://site.mills.com.br/programa-transformar. A seleção é feita em duas etapas: inscrição por formulário e entrevista final. O programa também tem um WhatsApp para esclarecer dúvidas: (11) 99383-9959.
“Parte de nosso trabalho é focado em transformar a sociedade em que estamos inseridos, junto da busca de um Brasil mais humano e justo. Temos o interesse genuíno em colaborar e criar oportunidades de desenvolvimento e promoção social para jovens das classes menos favorecidas. E é muito gratificante abrir a quarta etapa do programa, alcançando cada vez mais pessoas”, comenta o CEO da Mills, Sérgio Karyia.
A Mills vai oferecer 220 bolsas em 15 cidades: Joinville (SC), Ribeirão Preto (SP), Contagem (MG), Uberlândia (MG), Içara (SC), Ipatinga (MG), Cascavel (PR), Chapecó (SC), Cuiabá (MT), Itajaí (SC), Juiz de Fora (MG), Maringá (PR), Paranaguá (PR), Ponta Grossa (PR) e Santarém (PA). Os cursos oferecidos são de eletrotécnica e eletromecânica.
Podem se inscrever no TransFORMAR jovens que têm disponibilidade para estudar no período de dois anos, renda mensal familiar de até três salários-mínimos, idade entre 18 e 28 anos, ter estudado em escolas públicas ou ser bolsista integral em escolas privadas. Além da bolsa integral do curso em instituições como Senai, SATC e Grau Técnico, o aluno, sem vínculo empregatício, receberá da Mills uma ajuda de custo mensal.
Cenário
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 9,4 milhões de desempregados. Diagnóstico sobre dados específicos da empregabilidade de jovens no Brasil, realizado pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, revela que 55% dos desempregados brasileiros são jovens de 14 a 24 anos, totalizando cerca de 5,2 milhões de pessoas. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 9,4 milhões de desempregados.
Entre os 7,1 milhões de jovens fora do mercado de trabalho ou sem estudo, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Segundo a pesquisa, realizada no primeiro trimestre de 2023, 23% das jovens mulheres ocupadas e 37% dos jovens homens ocupados não tinham concluído o ensino médio e 38% das desocupadas e 46% dos desocupados não concluíram essa etapa da vida escolar.
Apenas 9% das jovens ocupadas e 5% dos jovens ocupados têm ensino superior. Quando consideradas as ocupações, a pesquisa revela que 86% tinham ocupações pouco desafiadoras e 14% dos jovens ocupados (2,2 milhões) possuíam ocupações que envolviam atividades técnicas, da cultura ou da informática e comunicações. O ponto em comum foi a informalidade, com 51% das mulheres e 56% dos pretos e pardos nessa condição.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER