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Novo queridinho do consumidor, vinho vira tendência entre os brasileiros
Com recorde de consumo em 2020 e 2021, o setor investe em novos rótulos e oportunidades no mercado nacional
Com o aumento de consumo em 2020 e 2021, o vinho se torna ainda mais tendência no mercado brasileiro. Em 2022, a expectativa não é diferente, e o setor deve continuar investindo para ganhar o paladar dos brasileiros.
De acordo com pesquisa realizada pela Wine Inteligence, hoje, o Brasil possui o dobro de consumidores de vinho do que em 2010, com uma penetração de consumo de vinho entre a população adulta de cerca de 36%, uma proporção semelhante à dos EUA, mas cerca de metade dos mercados europeus maduros.
O Brasil é classificado como um mercado de vinho em crescimento. O país subiu 12 lugares no último ano, estando classificado como o 14º mercado de vinhos mais atraente pela Wine Intelligence Global Compass Classification.
O estudo também indica que a população mensal de consumo de vinho no Brasil saltou para mais de 50 milhões de adultos em 2021, impulsionado por uma crescente mudança de comportamento do público. Em 2020, eram 39 milhões de consumidores regulares da bebida (pelo menos 1 vez por mês). Um crescimento de 30%. A pesquisa aponta ainda que o crescimento se deve aos novos adeptos à bebida, que passaram a adotar o vinho no dia a dia.
Os tipos de vinho, os tintos são a preferência nacional com 92% dos vinhos consumidos, seguido dos brancos com 45%, mas os rosés são os que mais crescem com 30% em 2021. Entre as uvas, malbec (45%), cabernet sauvignon (44%) e merlot (44%) são as mais consumidas. Os vinhos importados representam 34% do share de consumo no país e os vinhos chilenos são os líderes na preferência dos brasileiros entre os importados.
Dados da Ideal Consulting apontam que só no ano passado, foram 489,4 milhões de litros comercializados no país. Surfando na onda dos consumidores, as marcas buscam trazer mais novidades para o público que se tornou consolidado.
O aumento no consumo também traz oportunidades para as marcas e novos produtos ao mercado. Em 2021, o Grupo Santa Rita Wines ampliou sua presença no mercado brasileiro com a entrada de novos rótulos, entre eles o Cabernario N°8, Medalla Real Reserva e, ainda, vinhos premiados e exclusivos como o ícone Casa Real Reserva Especial, que atende um público cada vez mais exigente e adepto de novidades.
“O mercado brasileiro é muito atraente e ainda tem um enorme potencial. Com o aumento no consumo também surgem novas possibilidades para as marcas e para os clientes cada vez mais interessados na categoria, inclusive em vinhos de alto padrão”, conta Jaqueline Messias, Marketing Manager do Grupo Santa Rita Wines.
Este ano, o grupo chileno pretende investir ainda mais no público brasileiro e estuda as tendências que mais dão ‘match’ com este novo consumidor, como o lançamento de vinhos zero álcool e de baixa caloria, uma tendência que transcende outras categorias, como por exemplo o mercado de cervejas.
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