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Como a LTK cria experiências de marca que contemplam influenciadores e consumidores

Como a LTK cria experiências de marca que contemplam influenciadores e consumidores

A plataforma de influenciadores oferece três exemplos de como experiências podem ser revertidas em vendas na creator economy

A LTK, plataforma global de monetização de conteúdo para influenciadores, já previa o crescimento do mercado de marketing de influência há anos. Desde 2015, quando chegou ao Brasil, a empresa se propôs a ser um ecossistema que conecta marcas e criadores para trabalharem juntos, oferecendo propostas que beneficiem não apenas um ao outro, mas também o consumidor final.

Em 2021, a companhia promoveu três ações de brand experience em que marcas se conectaram com influenciadores, que puderam gerar conteúdo e apresentar para o público essas marcas parceiras – Box, Workshops, Casa LTK na IDA. Os resultados alcançados foram bastante satisfatórios em awareness e aumento de receita, apresentando um modelo de negócio win-win-win, onde todas as partes envolvidas saíram ganhando.

Com o crescimento da Creator Economy nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais comum ver marcas investirem em estratégias que envolvam criadores de conteúdo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Statista Global Consumer Survey, o Brasil é considerado o país mais impactado por influenciadores digitais. Um estudo de fevereiro da Opinion Box também mostra que pelo menos 71% dos brasileiros seguem algum influencer nas redes sociais e destaca a importância dos creators na hora da decisão da compra ou na descoberta de novos produtos, visto que 58% dos entrevistados dizem já ter realizado uma compra por influência dos mesmos.

“Buscamos oferecer aos influenciadores, além de parceria justas, oportunidades de crescimento por meio do aprendizado sobre estratégias de marketing digital”, pontua Philip Kauders, Head da LTK na América Latina. “Esse processo faz parte de um projeto de profissionalização dos criadores de conteúdo no Brasil, mercado em ascensão no qual a LTK aposta em peso”, explica.

Confira abaixo os cases de sucesso realizados pela plataforma no último ano:

LTK Box

Nessa ativação, a plataforma enviou caixas personalizadas para uma lista seleta de influenciadoras com produtos das marcas premium parceiras na plataforma. A estratégia era o influenciador receber os produtos, conhecer a marca e postar os recebidos no App LTK e redes sociais – para isso, também foram enviados materiais institucionais mostrando como e quando publicar, auxiliando os criadores na produção e monetização do conteúdo relacionado ao presente.

Ao todo, 57 influenciadores receberam a Box, com 13 produtos de 5 marcas parceiras. A ação teve ótimos resultados, contando com mais de 20 peças de comunicação direcionadas e mais de 170 posts no Instagram mencionando a LTK e marcas envolvidas, que obtiveram também um aumento considerável na receita de vendas¹.

Workshop Internos

Da esquerda pra direita: Rica de Marré (@ricademarre), Marcela Mc Gowan (@marcelamcgowan) e Coisas de Divas (@coisasdedivas)

Outro case foi a realização de workshops internos promovidos pela LTK em 2021. A organização do Youpix e as influenciadoras Marcela Mcgowan, Rica de Marré e Coisas de Diva, são alguns dos parceiros convidados pela companhia para oferecer aulas gratuitas para todos os influenciadores cadastrados, que ensinaram estratégias de marketing digital, passando pelos conceitos mais básicos aos mais complexos como, por exemplo, qual plataforma utilizar, como cobrar pelas parcerias e quando postar para gerar mais interações e vendas. Já com as marcas, foram promovidas palestras e eventos sobre como escolher e trabalhar com influenciadores para ter resultados ainda mais efetivos, levando em consideração a proposta e público ideal da empresa.

A LTK também marcou presença em aulas e eventos voltados para o mercado de influência, como em aulas da pós-graduação de Marketing Digital e no Fashion Digital Day, ambos promovidos pela ESPM. Além disso, os porta-vozes da empresa também foram palestrantes na YouPix Summit 2021 e, ainda esse ano, participaram de um curso na plataforma E.B.A.C para tratar de temas relacionados a creator economy e marketing digital.

Casa LTK na IDA

A terceira e última ação realizada pela plataforma foi a ativação da Casa LTK + IDA, que ocorreu entre os dias 3 e 8 de dezembro do ano passado. O último andar da loja da IDA na Oscar Freire, em São Paulo, foi completamente repaginado e transformado em um estúdio de criação pop-up. Os influenciadores convidados puderam usufruir de um mini estúdio de criação, além de se divertirem montando diferentes looks em variados cenários instagramáveis. Algumas marcas presentes no evento foram a Yes We GrowSimple Organic e GE Beauty.

A abertura do espaço foi uma forma de agregar às ações e ampliar oportunidades com marcas parceiras, a fim de gerar um conteúdo de qualidade, alcançar mais audiência e reverter esse resultado em compras – quem não teve a chance de visitar a loja, pode comprar os itens disponíveis com apenas um clique a partir de links nos posts dos criadores de conteúdo presentes. Cada venda realizada gerou uma comissão para o influenciador em questão.

¹Dados:

+362% de aumento de receita da AMOBELEZA

+241% de aumento de receita da AMARO

+6.603% de aumento de receita da BIOSSANCE

+1.405% de aumento de receita da FARMAMAKE

 

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Written by: Lucas Nóbrega

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