fbpx

Dia Mundial do Chocolate: nutricionista ensina 5 receitas gostosas e saudaveis

Dia Mundial do Chocolate: De acordo com a nutricionista funcional integrativa, Luanna Caramalac, quanto maior a concentração de cacau e menor o teor de açúcar, mais saudável o chocolate será

Verdade seja dita: quantas pessoas você conhece que resiste a um bom chocolate? E quantas fazem de qualquer motivo uma boa desculpa para saborear uma barra ou uma colherada do doce? Sendo assim, nada mais justo que ele, que já conquistou todos os corações, ganhe um dia para chamar de seu: 7 de julho, o Dia Mundial do Chocolate.

Além de seu sabor inigualável, há muitos benefícios ligados ao consumo do chocolate, que vão além do prazer de comer algo tão gostoso, gerando melhorias à saúde e ao bem-estar. De acordo com a nutricionista funcional integrativa, Luanna Caramalac Munaro, quanto maior a concentração de cacau e menor o teor de açúcar, o chocolate se torna ainda mais saudável. “Se o chocolate tiver pelo menos 70% de cacau, ele já se torna um ótimo aliado à nossa saúde, isso porque promove o aumento da serotonina, hormônio responsável pelo prazer e bem-estar. É rico em magnésio, considerado o rei dos minerais e que tem a função de relaxante muscular, o que ajuda no controle da ansiedade e do estresse.” — explica.

E claro, é importante haver moderação com esse amado alimento, como tudo na vida. “Uma frequência média de consumo de chocolate por dia deve ser de 25g, ou seja, mais ou menos dois tabletes” — destaca. No entanto, Luanna alerta que isso depende muito de cada pessoa e seu estilo de vida. A nutricionista também destacou super cinco receitas saudáveis que levam chocolate em sua composição, pra comer sem culpa. Confira:

BROWNIE DE CHOCOLATE LOW CARB

INGREDIENTES⠀

– 2 ovos;
– 1 xícara de chocolate amargo derretido;⠀
– 1/4 xícara de leite vegetal;⠀
– 3 colheres de sopa de óleo de coco;⠀
– 3/4 xícara de adoçante (eritritol, stévia, ou taumatina);
– 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar;⠀
– 2 xícaras de farinha de amêndoas (ou outra farinha de oleaginosas);⠀
– 1/2 xícara de chocolate amargo picado (ou em gotas);⠀
– Canela a gosto (opcional).⠀

MODO DE PREPARO: Em um recipiente coloque os ovos, chocolate amargo derretido, leite vegetal, óleo, cacau, adoçante e mexa até ficar homogêneo. Acrescente aos poucos a farinha e mexa devagar até incorporar na massa. Adicione o chocolate picado e mexa novamente. Despeje a massa em uma forma untada e asse em forno médio (170-180c graus) por 25-30 minutos (não deixe assar por completo, pois assim vira um bolo). Retire e deixe esfriar. Se preferir, coloque chocolate amargo por cima como cobertura.

TORTA DE CHOCOLATE LOW CARB SEM GLÚTEN

INGREDIENTES PARA A MASSA:
– 1 xícara de farinha de coco (a marca influencia bastante, procure as mais branquinhas e finas);
– 1 xícara de farinha de grão de bico;
-1 colher de sopa de psyllium ou 3 colheres de sopa de polvilho doce;
-6 colheres de sopa de óleo de coco;
-1 colher de sopa de stévia ou xilitol;
-1 ovo;
-1 pitada de sal;

Dica: para substituir o ovo misture 1 colher de sopa de farinha de linhaça com 3 colheres de sopa de água e deixe formar um gel.

Recheio:
-110g de chocolate 70% cacau e creme de leite fresco.

MODO DE PREPARO

Massa: Em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Adicione o óleo de coco e mexa com a ponta dos dedos ou com colher até que fique com aparência de areia molhada. Após, adicione o ovo e misture para que a massa fique homogênea. Forme uma bolinha com a massa — caso necessário acrescente um pouco de água. Em seguida, forre o fundo e lateral de uma forma de torta com fundo removível de aproximadamente 19cm e pressione bem a massa. Faça furos nela com um garfo e asse em forno pré-aquecido a 180º por uns 15/20 minutos ou até dourar.

Recheio: Derreta o chocolate com creme de leite fresco. Quando a massa da torta estiver assada e fria, despeje o creme. Deixe na geladeira até servir e bom apetite!

MOUSSE DE CHOCOLATE LOW CARB

INGREDIENTES
– 1 lata de creme de leite fresco;
– 4 claras;
– 200 gramas de chocolate 70% cacau em pedaços;
– 1/2 col. de chá de essência de baunilha (opcional);
– 15 gotas de adoçante stévia (opcional);
– 50 gramas farinha de amêndoa para decorar.

MODO DE PREPARO: Coloque a lata de creme de leite no congelador antes para ajudar a separar o soro. Derreta o chocolate no micro-ondas ou no banho maria. Se usar o micro, os tempos variam muito de modelo para modelo, vá colocando de 30 em 30 segundos, retire, mexa e volte até derreter por completo. Em seguida, misture o creme de leite sem soro com o chocolate derretido até incorporar bem. Bata as claras até ficarem em neve. Misture as claras batidas à mistura de chocolate com creme de leite. Adicione a essência de baunilha e o adoçante (opcionais) e incorpore bem. Conservar na geladeira por 4 horas antes de servir. Ao servir, adicione farinha de amêndoa por cima das taças ou no refratário onde for servir a sobremesa.

NUTELLA LOW CARB

INGREDIENTES:
– 1 xícara e 1/2 de avelãs torradas e sem a casca (para torrar, forno médio por 25m e esfregue as avelãs com os dedos que as casquinhas saem);
– 2 colheres de sopa de manteiga ghee;
– 4 colheres de sopa de cacau em pó;
– Xilitol;
– 1 xícara de leite de castanhas;
– 1 colher de chá de extrato de baunilha.

MODO DE PREPARO: Com as avelãs já descascadas, em um processador processe por vários minutos. Vai virar uma manteiga e deve ficar o mais lisa possível. Transfira a manteiga para uma travessa média, e vá adicionando a ghee mexendo sempre com um fuet. Misture o cacau e o leite de castanhas. Misture por fim, a baunilha e o adoçante a gosto.

CUPCAKE DE CHOCOLATE FUNCIONAL

INGREDIENTES:

– 2 ovos;
– 1/4 xícara de leite vegetal (preferência: amêndoas, castanha ou coco);
– 2 a 3 colheres – depende do adoçante escolhido – de sopa de adoçante (xilitol, stévia, açúcar de coco);
– 4 colheres de sopa de farinha de amêndoas;
– 2 colheres de sopa de óleo de coco;
– 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar;
– 1 colher de sobremesa de fermento químico.

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes — menos o fermento — juntos no liquidificador. Depois de obter uma mistura homogênea, coloque fermento e mexa com uma colher. Em seguida, distribua a massa em formas de cupcake e asse. Atenção: Forno pequeno, asse 10-15 minutos — Forno grande, asse 30 minutos.

Para a cobertura é só derreter chocolate acima de 70% com um pouco do leite vegetal.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Eduarda Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com