fbpx

Empreendedorismo feminino na Amazônia no Fórum RME

Empreendedorismo feminino na Amazônia está na pauta do Fórum Rede Mulher Empreendedora

Autora do livro A Amazônia Sustentável, jornalista Cristina Monte, aborda o tema na 11ª edição do evento. Toda a renda obtida com a venda no fórum será revertida para ações do Instituto RME.

O empreendedorismo feminino na Amazônia terá espaço na 11ª edição Fórum RME, maior evento de empreendedorismo feminino no Brasil. Cristina Monte que é jornalista, historiadora e empreendedora, autora do livro A Amazônia Sustentável e o ecossistema empreendedor, será uma das participantes do fórum, no primeiro dia do evento, 28/09, às 10h. Toda a renda obtida com a venda do livro no evento será revertida para o Instituto RME.

Na obra, lançado no final de 2021, que está disponível na plataforma Amazônia Empreendedora, a autora destaca a atuação feminina na Amazônia. Ela reuniu 39 são mulheres, entre uma centena de participantes e há representatividade das mulheres em todos os segmentos abordados, destacando o trabalho de pesquisadoras, cientistas, gestoras de órgãos e instituições público-privadas, professoras, empreendedoras, lideranças comunitárias.

O protagonismo feminino é, inclusive, tema de algumas partes da obra como a que aborda a equidade de gênero no mercado da tecnologia, a rede de empreendedorismo feminino e a liderança feminina em associações e no cooperativismo.

O Fórum RME

Organizado pela Rede Mulher Empreendedora essa 11ª edição do fórum tem como tema Colaboração: mulheres singulares, potência plural. O evento acontece, nos dias 28,29 e 30, em formato híbrido, presencial em São Paulo e com transmissão ao vivo. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas na página do fórum. Durante os três dias, são esperadas 5 mil pessoas em São Paulo/SP e outros 150 mil participantes na internet.

Nos três dias do fórum serão debatidos temas que envolvem a importância da representatividade feminina e inclui também assuntos como saúde física e mental, combate à violência e ao racismo, etarismo, entre outros. A programação conta com a participação de especialistas em palestras, painéis e mentorias e nomes como Luiza Trajano, Carole Crema, Paolo Carossella, Val Munduruku, entre outros.

A questão do empreendedorismo na Amazônia

O livro A Amazônia Sustentável e o ecossistema empreendedor é resultado de um extenso trabalho da autora que entrevistou, recolheu relatos, depoimentos e análises de uma centena de pessoas. Seu grande diferencial é dar voz e reunir a contribuição desses atores que estão intrinsecamente ligados aos problemas e soluções que permeiam a questão do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

No livro, a autora alinhava de uma maneira coerente e com uma linguagem acessível uma “colcha de retalhos”, que inclui aspectos como tecnologia, pesquisa científica, bioeconomia, educação, recursos humanos, turismo, agroecologia, exportação, propriedade intelectual, agentes de fomento.

Para isso, no livro os “personagens” apresentam sua contribuição em primeira pessoa. São professores, pesquisadores, pequenos, médios e grandes empresários, gestores das esferas públicas, empreendedores digitais, representantes de instituições, associações indígenas e outros agentes. Eles apontam as contradições que envolvem o empreendedorismo no bioma que mantém a maior e mais diversa floresta tropical e bacia hidrográfica do planeta.

“Longe de esgotar o assunto nessas páginas, a proposta do livro, além de divulgar o ecossistema empreendedor e, nas entrelinhas, as potencialidades viáveis de negócios, é provocar o diálogo, despertar a opinião pública e poder ser um viés na discussão que envolve o futuro da Amazônia”, comenta Cristina Monte.

A obra

O livro aborda de temas como empreendedorismo, inovação, bioeconomia, educação, cultura, ecoturismo, articulação e trabalho em rede, o papel dos agentes públicos e da indústria.

A obra pode ser encontrada em uma edição especial bilíngue e outra somente em português com 216 páginas. Está à venda na plataforma Amazônia Empreendedora, onde também é possível encontrar alguns dos cases que são retratados no livro.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário