fbpx

GIC Brasil: Sustentabilidade e Relações no Varejo

GIC Brasil: Sustentabilidade e Relações no Varejo

Em meio à transformação tecnológica que une e, ao mesmo tempo, separa pessoas e interesses, tornando a jornada humana cada vez mais desafiadora, empresas podem ter resultados positivos para seus clientes e ainda manter ambientes corporativos sustentáveis, enquanto contribuem com as comunidades onde se desenvolvem. Esse é o caso da GIC Brasil, líder em automação para operação de chão de loja no varejo brasileiro. A empresa oferece soluções para gestão da cadeia de suprimentos, que melhoram a experiência de compra do consumidor, simplificam processos e transformam negócios.

De acordo com o “Relatório GIC Sustentável – Ações, Estratégias e Resultados”, recém-publicado, que conta com dados coletados ao longo de 2023, a companhia de soluções para o varejo entrega eficiência em toda a operação logística e comercial dos seus clientes, levando a cadeia produtiva a ter uma produção mais sustentável.

O trabalho da GIC Brasil é baseado no alinhamento de seus valores aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), especialmente o número 12, que trata da Produção e do Consumo Sustentável, onde está inserido o varejo. Isso porque seu produto principal, o Sistema RUB de gerenciamento, possui vários atributos sustentáveis. Além de reduzir perdas e melhorar a gestão da movimentação de produtos, a solução de gerenciamento da GIC Brasil reduz gastos operacionais, ao oferecer uma visão em tempo real do chão de loja. Assim, contribui para aumentar a eficiência da operação logística do recebimento dos produtos até a saída da prateleira.

Com a eficiência de atribuir tarefas para cada colaborador, o RUB também evita perdas por divergências fiscais e/ou perdas por não atendimento a requisitos legais e de órgãos de regulação, pois todas as etapas são facilmente monitoradas em tempo real graças ao sistema. Outro atributo do sistema RUB, é o de consolidar as informações em um único banco de dados, sem necessidade de contratação de diversos servidores, o que facilita sua administração e segurança.

“A sustentabilidade de uma empresa está ligada às ações para assegurar sua perenidade. A GIC, que desde 2001 vem apoiando a transformação do varejo, se preocupa em ampliar sua atuação nesse sentido, abrangendo todo seu ecossistema: consumidores, colaboradores e fornecedores”, destaca Stefania Fernandes, Diretora de Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da GIC Brasil.

Pesquisa qualitativa online da Connect Shopper com os clientes RUB da GIC Brasil feita em 2023 mostrou que 71,4% concordam totalmente e 28,6% concordam parcialmente com a sustentabilidade do sistema. Os resultados são continuamente mantidos pelos clientes da companhia, porque o sistema tem pleno funcionamento, pois todos os profissionais (colaboradores das lojas) que o utilizam são capacitados pelo time para extrair o melhor da ferramenta.

Nesse sentido, a GIC Brasil investe em treinamentos à distância e em educação corporativa para ampliar o engajamento dos colaboradores do Varejo na educação em tecnologia, atualizando constantemente as ferramentas tecnológicas, o que acarreta melhoria de processos e valorização do trabalho dos colaboradores. Em complemento, a companhia oferece cursos online de atualização rápida com aplicação prática no dia a dia do trabalhador do varejo e diversos conteúdos sobre varejo, de acesso rápido e fácil.

Para ser capaz de levar esse nível de qualidade a seus clientes, internamente a companhia também investe na valorização de seus talentos e no aprimoramento de seus processos. Além de acreditar e valorizar o trabalho realizado, a empresa preza pelo bem-estar com programas internos de treinamento e capacitação (total de 3.890 horas de treinamento em 2023), além de manter benefícios sociais para seus colaboradores.

Na busca por maior eficiência de seus processos, a GIC Brasil aplica medidas de incremento tático, como a diminuição do consumo e dos gastos com energia elétrica, para que a mentalidade ecologicamente correta esteja em cada etapa e em cada parte da empresa. Para isso, implementa ações no dia a dia para evitar o desperdício de matéria-prima e de material de escritório; usa soluções para o armazenamento de documentos em nuvem para evitar e reduzir a impressão em papel, além de recursos para diminuir custos de iluminação.

Esse esforço corporativo permite que a GIC Brasil possa contribuir com a comunidade por meio de doações, especialmente aos mais necessitados. Em 2023 foram doados 2.100 pratos de comida. A empresa também realiza contribuições para projetos sociais como, por exemplo, doação para o Instituto Favela da Paz, responsável pelos projetos ‘Periferia Sustentável’ e ‘Expedição Lab Móvel’, este último realizado em sete escolas, impactando mais de mil jovens.

“Essas iniciativas desenvolvem consciência socioambiental e implementam tecnologias sustentáveis de baixo custo em comunidades de baixa renda. Com a complexidade e desafios vividos no mundo inteiro é fundamental que as empresas ajudem a construir um futuro melhor para todos”, acredita Stefânia.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário