fbpx

Importância do mapeamento de processos

Importância do mapeamento de processos

Especialista fala sobre a importância dos processos para otimizar o trabalho das equipes

Denise Ferro explica porque é importante mapear os processos e padronizar atividades dentro de uma empresa

Mapear processos dentro das empresas é uma prática indispensável para garantir melhorias contínuas dentro de uma organização. Isso porque os processos de uma empresa dão origem aos seus entregáveis, ou seja, tudo que é gerado por uma empresa vem de um processo – seja ele organizado ou não.

“Daí da importância de buscar a organização desses processos. Porque quanto mais eficientes eles forem, mais economia e eficácia eles trarão para empresa”, afirma Denise Ferro, especialista em processos. Segundo ela, o investimento na gestão dessa área pode trazer benefícios inimagináveis para a saúde de uma companhia.

A executiva prossegue mencionando que a organização interna ganha muito com o mapeamento de processos organizacionais, uma vez que cada colaborador passa a compreender exatamente qual é o seu papel no todo. “Por mais que isso pareça algo óbvio, é um ponto ignorado pela maioria dos gestores. Quando um colaborador precisa executar tudo ou não sabe exatamente qual é o seu escopo de trabalho, ele tende a perder a motivação”, explica Nardolillo.

Além disso, de acordo com a especialista, o mapeamento de processos é muito útil para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias nos processos de negócio. Isso porque ele possibilita o aprofundamento da mudança, ajudando as organizações a serem mais eficientes e competitivas, independentemente do porte delas. “Muitas vezes, esse mapeamento representa um desafio, pois depende da complexidade e das características de cada estrutura organizacional. Daí a importância de contar com um parceiro confiável”, reforça ela.

Denise destaca ainda que o mapeamento de processos deve responder perguntas como seu objetivo, as fronteiras do processo, seus inputs, suas atividades, quem deve ser o responsável pelo processo, seus stakeholders e demais participantes, além dos recursos financeiros, humanos e materiais utilizados. Para finalizar, é preciso mapear quais os resultados esperados do processo, as principais dificuldades e, claro, os riscos associados.

“O mapeamento de processos permite medir como está a saúde do processo porque possibilita a padronização das atividades. Sendo assim, todos devem executar o processo conforme o planejado, e dessa forma os resultados virão”, completa.

A discussão sobre o assunto aconteceu por meio de um webinar, junto com a Vanessa Spirandeo, Head de Conteúdo do Qntrl Brasil, sobre “Mapeamento de Processos: Como Organizar Melhor Sua Equipe e Projetos”, que foi ao ar no mês de março pelo LinkedIn.

Os interessados em conferir o material na íntegra, conseguem encontrá-lo pelo LinkedIn do Qntrl e também no canal do Youtube da empresa.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário