NEWSLETTER
Samsung Newsroom Brasil entrevista Fellipe Fortes
Unir conhecimentos diversos e diferentes pontos de vista para gerar resultados tangíveis: este é um dos principais assuntos desta entrevista com o Gerente Sênior da área de Legal da Samsung Brasil. Na conversa, Fellipe Fortes compartilhou suas motivações para estudar direito e como chegou à área de tecnologia. Na Samsung desde 2014, o profissional contou que a inovação é um importante atrativo da empresa, tanto do ponto de vista profissional, quanto do pessoal. Fortes também falou sobre os desafios e oportunidades do mercado atualmente, quais características um bom profissional deve ter e como sua área de atuação contribui para o avanço de empresas como a Samsung, além de compartilhar um pouco sobre sua vida. Continue a leitura para a entrevista completa.
Newsroom: Fale um pouco sobre sua carreira. Como chegou à sua área de atuação?
Fellipe: Eu decidi estudar direito porque queria ser juiz. Cursei os cinco anos de faculdade e fiz estágio em escritórios de advocacia. Eu não imaginava como era o dia a dia de trabalho no escritório e acabei achando o máximo! Gostei muito da experiência e foi quando passei a me interessar pelos clientes. Antes disso eu me perguntava sobre o papel do advogado dentro das empresas, mas depois desse primeiro contato, me inscrevi para alguns processos seletivos e, curiosamente, minha carreira começou justamente na área corporativa de uma companhia de tecnologia.
Eu me apaixonei pela rotina dinâmica de advogado corporativo porque é possível atuar em diversas áreas. Na indústria de tecnologia especialmente, o time acaba ficando muito próximo ao negócio, o que possibilita adquirir mais conhecimento sobre os projetos e criar a sua relação com o direito. Estamos implementando essas novidades o tempo todo. Eu percebi que era isso o que eu gostava de fazer e decidi que queria isso para a minha vida. Ao longo da minha carreira também passei pelo varejo, uma área de atuação em que cresci muito.
Newsroom: Para você, como é trabalhar em uma empresa de tecnologia e, mais especificamente, na Samsung. Como costuma ser sua rotina de trabalho?
Fellipe: Estou na Samsung há oito anos cuidando de contratos contenciosos e de uma parte consultiva, que está mais relacionada aos assuntos de consumidor, trabalhista, propriedade intelectual e sustentabilidade. Acredito que nesses oito anos, a dinâmica continua sendo a mesma de quando comecei a carreira. Tratamos de assuntos novos e sempre há questões diferentes para nos debruçarmos. Isso me encanta, e é o que faz eu me dedicar e me dá esse brilho nos olhos.
Quando comecei minha carreira, a indústria era diferente, mais focada em hardware. Claro que ainda olhamos para isso, temos os dobráveis como um ótimo exemplo de inovação, mas também temos avançado bastante em conectividade, como o SmartThings, que está diretamente ligado à interação entre dispositivos e usuários. Pode parecer um papo comercial, mas até nisso existem implicações jurídicas importantes, pois elevamos a nossa interação com o cliente e com suas informações. Esse é, inclusive, um dos principais tópicos discutidos na atualidade.
Outra questão é que na Samsung temos um grande portfólio, que vai desde refrigeradores e televisores até notebooks, smartphones e os mais diversos produtos para uma casa inteligente. E cada um desses produtos tem uma aplicação diferente. Falando do ponto de vista profissional, temos uma rotina bastante movimentada, que exige cada vez mais conhecimento técnico e velocidade em nossas análises.
Newsroom: Na sua opinião, quais são os pontos de maior importância da sua área para a empresa? Como o time ajuda a Samsung a crescer e a continuar na posição de liderança?
Fellipe: Acredito que nosso time ajuda muito na obtenção de resultados sustentáveis. Não é sobre vender ou promover um produto a qualquer custo. Precisamos estar atentos ao cumprimento da legislação e as suas atualizações, mitigando riscos e reduzindo custos com ações futuras. Nisso somos muito estratégicos e contamos com a parceria das áreas de negócio que respeitam as nossas recomendações, o que torna o nosso negócio sustentável.
Newsroom: Na Samsung desde 2014, você já deve ter vivido muitas coisas. Qual foi o momento mais marcante da sua jornada na empresa até agora?
Fellipe: São oito anos trabalhando aqui e a empresa mudou muito nesse tempo. Pela dinâmica da indústria e do negócio, acredito que um dos momentos mais marcantes foi quando trabalhamos no lançamento do Samsung Pay, uma forma rápida, fácil e segura de pagar utilizando o seu smartphone. Aquele período foi um divisor de águas para mim porque participei ativamente das negociações e relacionamento comercial com os bancos. Até então, nós falávamos muito sobre o produto em si, e, naquele momento, passamos a discutir serviços com instituições financeiras – uma área que ainda era relativamente nova para nós. Ali nós quebramos alguns paradigmas porque o comum da época era pagar com cartão convencional e uma senha. Nós trouxemos um serviço inovador que oferece ao consumidor a comodidade de deixar seu cartão em casa e pagar com o smartphone. É um projeto que me orgulho muito de ter feito parte e ajudado a implementar aqui na Samsung. Além disso, pude observar toda a dedicação dos times de produtos e negócios. Foi uma troca fantástica!
Os projetos de serviços da Samsung não pararam desde então, mas o Samsung Pay foi um ponto alto. Foi um momento muito desafiador, mas também muito bacana e que me trouxe uma conquista profissional importante: um convite para conhecer a sede na Coreia.
Newsroom: Qual é a parte mais prazerosa e a mais desafiadora do seu trabalho? Por quê?
Fellipe: A parte mais prazerosa é trabalhar com pessoas fantásticas e eu sempre falo disso aqui dentro. Meus colegas das mais diversas áreas são muito capacitados, inteligentes e com diferentes conhecimentos. Existe uma diversidade enorme de habilidades e conhecimentos técnicos na Samsung e isso agrega muito para mim. Sempre observo como as pessoas criam novas soluções e como saem de determinadas situações porque essa criatividade é fundamental para que a companhia continue crescendo. Sem dúvida isso é o mais prazeroso.
O desafio de hoje é o tempo. Nós prestamos serviço para diversas áreas, as demandas são muitas, mas o dia continua tendo 24 horas, então temos como objetivo conseguir incluir tudo na rotina da equipe de maneira que ninguém fique sobrecarregado. Concluir essas entregas com qualidade no tempo certo é o que nos desafia hoje em dia, mas como time, entendemos a necessidade de sermos parceiros da empresa do ponto de vista interno.
Newsroom: Quais características da Samsung mais te atraem como profissional e como consumidor?
Fellipe: Sem dúvida nenhuma é a parte de inovação, em ambos os sentidos. Como profissional por ser desafiado a pensar em soluções, ter criatividade para desenvolver coisas novas de acordo com as normas. Isso me tira da rotina e me faz estudar, procurar uma base de conhecimento. E como consumidor, me impressiona muito a inovação aplicada aos produtos. Quando penso que não tem como melhorar, a Samsung apresenta produtos novos e diferentes do que já foi feito, como os mais recentes smartphones dobráveis. E com o passar do tempo são criados novos televisores, notebooks, smartwatches e wearables cada vez mais potentes. A Samsung TV Plus¹ também é um exemplo de inovação, pois nem toda marca tem um serviço com tamanha qualidade. A Samsung é reconhecida pela inovação e pela qualidade, não à toa somos tão premiados como empresa.
Newsroom: Na sua opinião, quais são os principais desafios e oportunidades do mercado de tecnologia atualmente?
Fellipe: O principal desafio é conciliar as diversas demandas no tempo disponível. Além disso, as entidades reguladoras estão cada vez mais atentas às questões relacionadas à internet das coisas e proteção de dados. Esses temas têm sido amplamente discutidos.
Em relação às oportunidades, o pioneirismo da Samsung contribui muito. Somos uma empresa conhecida por fazer coisas novas, e ser referência nessas criações faz com que sejamos convidados para participar de muitas dessas discussões. Muitos órgãos querem ouvir o que temos a dizer, querem saber o nosso entendimento sobre determinados assuntos e principalmente entender melhor nossos serviços. Hoje em dia, por tudo o que construímos, com diálogos de muito respeito e transparência, há um espaço maior de oportunidade para explicarmos as tecnologias que desenvolvemos, apresentando nosso racional e nosso entendimento em relação à legislação. Ao mesmo tempo, essa possibilidade de diálogo contribui para uma legislação mais moderna, dinâmica e conectada com essas inovações.
Newsroom: Quais características um bom profissional deve ter para atuar na sua área?
Fellipe: A área jurídica é bastante diversa, com várias perspectivas e experiências. Além disso, temos um time composto por pessoas de diferentes regiões do país e cada uma agrega em sua área de expertise, seja trabalhista, tributária ou de compliance. Então, acredito que essa questão de diversidade de conhecimentos e formação pesa muito, e não só no discurso, mas principalmente na prática interna. Algumas habilidades também são importantes, como saber tratar as pessoas, atender bem às áreas, priorizar as demandas e entender a empresa. É o que mais procuramos hoje: habilidades de tato e formação técnica para agregar.
Newsroom: Fale sobre alguma característica da sua personalidade que contribui para o seu desempenho no trabalho.
Fellipe: Sou apaixonado pelo que faço e gosto muito de inventar coisas novas, embora eu seja muito calmo. Por exemplo, eu toco piano, adoro andar de moto e quero fazer um curso de aviação. São coisas pelas quais me apaixonei conforme fui conhecendo mais, e quando chego a uma empresa como a Samsung, que a todo momento apresenta novidades, sinto que é algo que casa muito bem com a minha personalidade. Esse é o traço da minha personalidade que mais faz sentido na minha vida profissional.
Newsroom: Quem é Fellipe fora da Samsung? Quais são os seus hobbies, gostos e preferências?
Fellipe: Antes de mais nada sou o pai da Larissa, de seis anos, e o marido da Stephanie. Nas horas vagas passo muito tempo com minha família. Gostamos de ir a bons restaurantes, peças de teatro e cinemas. Também gosto muito de andar de moto e a Larissa já tem até o capacete dela. Minha esposa também curte e me apoia nisso. Ultimamente também aproveitamos para jogar muito videogame juntos. Adoro ouvir música e tenho vontade de iniciar um curso de aviação. Eu tinha muito medo de voar e isso despertou minha curiosidade sobre os aviões, foi quando passei a estudar sobre o assunto. A pandemia acabou colocando esse interesse um pouco de lado, mas ainda quero realizar esse sonho de pilotar um avião.
A Samsung Newsroom Entrevista é uma seção de entrevistas com líderes, executivos e executivas que atuam dentro da Samsung, com o objetivo de apresentá-los e aproximá-los dos consumidores, além de dar espaço para que opinem sobre assuntos relacionados ao mercado tecnológico, carreira e até mesmo suas vidas pessoais. Clique aqui e acesse todas as entrevistas já publicadas.
¹ Disponível para todos os modelos de 2021 e para TVs Samsung 4K (ou superiores) a partir do modelo de 2017.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER