fbpx

“Sinapses” chega ao Rooftop do Jardim Pamplona Shopping

“Sinapses” chega ao Rooftop do Jardim Pamplona Shopping

“Sinapses” é um espetáculo sinestésico que cruza oralidade, bate-papo, imersão auditiva em poemas, músicas gravadas em LPs, performances em clima intimista e happy hour. Essa é uma das muitas maneiras de definir o projeto “Sinapses”, criado e desenvolvido pelo jornalista, roteirista e diretor artístico Eduardo Beu, que traz em sua bagagem espetáculos multidisciplinares como “Os Trovadores do Miocárdio” e “Black Poetry”.

O projeto “Sinapses” chega ao Rooftop do Jardim Pamplona Shopping, em abril, para celebrar o poder da palavra e da poesia. O projeto promoverá encontros poderosos como o do jornalista Xico Sá com o músico Fausto Fawcett, que estarão na abertura do projeto.

Escritores e performers juntos traçam as sinapses entre eles e os artistas homenageados. No primeiro encontro o tema é “A Tabelinha Entre Futebol e Poesia”.

Segundo Nelson Rodrigues:” Os nossos escritores não sabem cobrar um reles lateral”. Nelson Rodrigues se junta aos escritores e cronistas: Antônio Maria, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Graciliano Ramos, Drummond, Rachel de Queiroz, e a lista não para por aí. Pelo menos três grandes seleções de escritores gostavam de futebol e levaram o tema para seus contos, poemas, crônicas e romances. Xico Sá (Santos), Fausto Fawcett (Fluminense), e os mediadores: Patricia Palumbo (Santos) e Eduardo Beu (Corinthians) fazem uma tabelinha trazendo os fatos, as curiosidades, os poemas e escritos da interlocução entre literatura, poesia e futebol.

Entre conversas, leituras de textos e trechos de músicas, cada um irá também fazer a sua seleção brasileira de escritores e escritoras de todos os tempos.

No segundo encontro o tema é “Amado e Caymmi e O Mar Dentro Deles”. O mar sempre desafiou a mente e a imaginação dos poetas e continua sendo a última fronteira da Terra até os dias atuais. Para os gregos o oceano era uma interminável corrente que fluía para sempre em torno das margens do mundo. Um oceano sem fronteiras, infinito.
Dorival Caymmi disse uma vez: “Se eu fosse romancista seria Jorge Amado e se ele fosse compositor teria feito minhas músicas. Porque somos um e outro, sobretudo, baianos, essa é a nossa marca comum, o traço fundamental de nossa obra. Há uma identidade de temas, fontes de inspiração, uma maneira de ver e sentir. Somos artistas da Bahia.
As sinapses entre os dois grandes artistas serão debatidas por Chicão (Rafael Montorfano), músico, arranjador, pianista e produtor musical, integrante e um dos fundadores do grupo Quartabê e por Stefanni Marion, poeta, escritor e editor da Tamuatá. Os mediadores desse segundo encontro serão a atriz e cantora Marina Wisnik e o jornalista Eduardo Beu.

O último encontro traz o tema “Caetano Palavras Cruzadas”. Muitas das canções de Caetano Veloso trazem diálogos explícitos ou implícitos com suas leituras.
Ao ler, ele apropria-se criativamente dos elementos que lhe interessam nos textos alheios. Fragmentando ou reproduzindo, expandindo ou cruzando, mas sempre ressignificando. Ler para escrever, ler e escrever, “lerescrevendo”.
É um processo criativo com uma tênue relação entre a fruição e o uso do texto lido. Caetano teve muitos amigos interlocutores onde experienciaram uma intensa troca de indicações de filósofos, romancistas e poetas brasileiros. Essa relação foi crucial em toda a sua obra.

Os convidados vão trazer seus poemas e textos preferidos para declamação e as curiosidades em torno delas. Os convidados são Guilherme Wisnik, professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), crítico de arte e autor de diversos livros, o mais recente “Lançar Mundos no Mundo: Caetano Veloso e o Brasil” e Gustavo Galo, compositor, intérprete e pesquisador. Integrou projetos musicais cantando a poesia de Wally Salomão e Torquato Neto. É integrante e um dos fundadores da banda paulistana Trupe Chá de Boldo. A mediação será da atriz e cantora Marina Wisnik e do jornalista Eduardo Beu. O encontro contará com a participação especial da performer e atriz Adelita Ahmad.

Marina Leitão, Coordenadora de Marketing do Jardim Pamplona Shopping, destaca os motivos da escolha do projeto: “Sabendo da importância que a arte e a cultura representam na sociedade e no desenvolvimento intelectual e cognitivo das pessoas, o Jardim Pamplona Shopping tem o prazer de promover ações como “Sinapses”, que certamente irá surpreender com parceiros renomados e as ricas trocas que acontecerão nestes encontros”.
Com ousadia e poesia, o Rooftop do Jardim Pamplona mostra sua versatilidade e se firma como ponto de encontro cultural e artístico.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário