NEWSLETTER
Via reforça a estratégia para a inclusão de PcDs
Atualmente, são quase 2 mil trabalhadores atuando em diversas áreas. Companhia comemora ainda um ano da implantação de sua jornada de acessibilidade
Ainda neste semestre, a Via deve implantar um novo canal de comunicação com o cliente em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Considerada uma das maiores empregadoras do país, com mais de 45 mil profissionais, a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, tem como um dos principais valores a diversidade e busca traduzir em seu time toda pluralidade do Brasil. Como um dos mais importantes pilares da sua estratégia ESG, a companhia investe de maneira contínua em várias ações com foco na inclusão das Pessoas com Deficiência (PcDs), como meio de fortalecer a sua cultura de acolhimento e enfrentar as barreiras do preconceito na sociedade.
Na Semana Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, a Via aproveita para reforçar seu compromisso com a inclusão e aumento de profissionais com deficiência em seus times. Hoje, quase 2 mil profissionais com deficiência ocupam vagas em diversas áreas da Companhia e no último trimestre a companhia alcançou sua meta interna de contratação. Além disso, a empresa comemora um ano da implantação da jornada de acessibilidade, que incluiu, por exemplo, a incorporação da ferramenta Hand Talks Plugin em seus canais digitais.
Ainda neste semestre, para tornar o atendimento mais inclusivo e personalizado, a Companhia prevê a implantação de um novo canal de comunicação com o cliente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ferramenta será fornecida pela parceira AeC, através da empresa Octágora, e de forma intuitiva fornecerá atendimento por meio de videochamada. O canal será ampliado para as três bandeiras do grupo.
Amanda Ferreira, gerente de Diversidade e Inclusão da Via, destaca que a empresa foi a primeira a lançar um comercial totalmente em Libras no horário nobre da televisão brasileira, além de promover a acessibilidade nos hubs e lojas – com destaque para a Casas Bahia Marginal Tietê, em São Paulo (SP), que está totalmente preparada para atender clientes com deficiência. “Nos últimos anos, investimos em diversas soluções para promover a acessibilidade no varejo, o que contribui para criar uma experiência de compra democrática, fidelizando consumidores e possibilitando um atendimento digno e responsável”, enfatiza.
A mesma estratégia é aplicada internamente para garantir a inclusão e conscientização da equipe. Por meio do grupo de afinidades e do programa Talento Sem Limites, a Via dá voz e visibilidade ao tema de inclusão, promovendo ações periódicas, workshops e palestras.
As iniciativas são divididas em quatro pilares: empregabilidade, compromisso, acessibilidade digital e representatividade. Como resultado, as principais ações desenvolvidas são:
Adesão ao REIS: em setembro de 2022, a Via se tornou signatária da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), um movimento que reúne empresas brasileiras para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O grupo compartilha conhecimento e boas práticas, além de articular contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção de profissionais PcDs.
Vagas afirmativas: a empresa tem investido na busca ativa para encontrar profissionais. No ano passado, em parceria com a Oportunidades Especiais, realizou uma feira exclusiva de empregabilidade, mostrando as oportunidades dentro da Companhia.
Formação profissional: eventos internos para conscientização e formação de todos os colaboradores também estão no escopo da Via que possibilita aos funcionários a participação em trilhas de formação exclusiva para os funcionários com deficiência, bem como em ações de voluntariado, cursos de Libras e de sensibilização de lideranças. A Via também oferece treinamento de atendimento em libras nas lojas e nos ambientes corporativos da Companhia.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER