NEWSLETTER
Viagens solo são a nova tendência do turismo; entenda
Descubra como a tendência das viagens individuais está transformando o turismo e proporcionando experiências únicas
Com a rotina agitada do dia a dia, utilizar as férias para relaxar e aproveitar a própria companhia tem se tornado comum. Uma tendência em crescimento, as viagens solo vêm ganhando cada vez mais destaque para o setor do turismo. Com cada vez mais indivíduos optando por embarcar sozinhos, as viagens solo permitem se conectar consigo mesmo, explorando novos lugares sem necessidade de roteiros compartilhados.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Skyscanner, aproximadamente 65% dos entrevistados estão considerando fazer viagens sozinhos. Além disso, o levantamento indica que as viagens individuais não são exclusivas de solteiros. Os casais também adotam essa prática, sendo as mulheres mais propensas a viajarem sem os parceiros.
Embora casais também optem por essa modalidade, um estudo conduzido pela Visa revelou que até 2030 o número de solteiros no mundo aumentará em cerca de 35%. Isso significa que aproximadamente 580 milhões de pessoas estarão viajando sozinhas até essa data.
Na Alemanha, os lares com apenas um membro já representam cerca de 40% do total. No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo IBGE na versão da Pnad Contínua, aproximadamente 11,8 milhões de pessoas vivem sozinhas, o que corresponde a cerca de 16% da população do país. Com esses números significativos, a indústria do turismo está se adaptando a essas novas realidades e possibilidades.
De acordo com o vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, Tiago Moherdaui, “a sociedade está cada vez mais aberta a novos arranjos sociais, e isso implica uma maior aceitação em se viver e se divertir sozinho. Isso gera oportunidades para inovação de produtos e soluções por parte das empresas do setor turístico”.
Destinos populares entre os viajantes solo
O relatório divulgado pela Visa também destacou os destinos mais procurados pelos turistas que optam por viajar sozinhos. Entre os preferidos, estão: Lima (Peru), Medellín (Colômbia), Tijuana (México), Santo Domingo (República Dominicana) e Rio de Janeiro (Brasil). O destino brasileiro é a única cidade do Brasil a figurar no ranking.
Para Tiago Moherdaui, os viajantes solo buscam o conforto durante as viagens. “Eles priorizam o valor cultural e a diversidade das experiências vivenciadas, em detrimento do conforto e do luxo. Embora prefira viver sozinho, esse consumidor gosta de socializar durante suas viagens, e esse aspecto desempenha um papel importante na escolha de destinos”, comentou.
Além de proporcionar um tempo de qualidade consigo mesmo, as viagens solo oferecem uma série de outros benefícios. Isso inclui a oportunidade de criar um roteiro totalmente personalizado, sem a necessidade de considerar os interesses de outras pessoas. Além disso, é possível adquirir passagens de ônibus com mais rapidez, já que não é preciso reservar múltiplos assentos.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER