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Foodtech de produtos à base de plantas cresce 50% em 2022

Foodtech de produtos à base de plantas cresce 50% em 2022

Em 2022, um ano em que o mercado foi fortemente afetado pelo cenário econômico do país, algumas startups asseguraram seus modelos de negócios e demonstraram valor em suas formas de atuação para alavancar investimentos e expandir operações. É o caso da Typcal – foodtech brasileira de produtos à base de plantas – que, após receber um aporte de R$ 4 milhões liderado pela Futurum Capital e fazer um rebranding da marca, registrou um crescimento de 50% em 2022, em comparação com 2021.

Além disso, para completar o time nesta nova fase, o ex-treinador de voleibol Bernardinho integrou o corpo societário da empresa ao lado de seu filho, jogador da modalidade na Seleção Brasileira, Bruninho.

De acordo com Paulo Ibri, CEO da Typcal, o crescimento da foodtech no período foi impulsionado, principalmente, pela linha de congelados Mini Crispy e Crispy Chicken, empanados de frango à base de ervilha. “Nossa proposta é desenvolver produtos práticos e saborosos, com insumos de qualidade, que contribuam para uma alimentação equilibrada, plant based, e que faça parte do cotidiano dos brasileiros. Com a situação econômica mais estável, esperamos este ano triplicar de tamanho e lançarmos duas linhas de produtos que ainda não existem no Brasil.”, afirma Ibri.

Quase um terço dos brasileiros se definem como flexitarianos, grupo composto por pessoas que escolheram reduzir o consumo de proteína animal ao longo da sua rotina, segundo pesquisa ‘O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022’. Tendo como principal motivador a saúde, esse grupo é o principal público alvo da indústria de alimentos à base de plantas, cujo crescimento foi de 11% nos últimos cinco anos. Para 2025, o setor projeta faturar mais de 130 milhões de dólares.

Clean label
A Typcal é a única do segmento que utiliza somente proteína de ervilha nos produtos, uma matéria-prima mais saudável, não transgênica, com alto índice proteico e com equilíbrio de aminoácidos. Além disso, a foodtech não utiliza conservantes nem corantes artificiais. A linha de condimentos, composta por ketchup, mostarda e barbecue, é a única 100% natural do País, sem adição de açúcares ou sódio, e a linha de maioneses totalmente feitas de ervilha.

“A Typcal nasceu como uma empresa que busca oferecer um leque de opções alimentares plant based a todos os que buscam reduzir ou cortar de vez o consumo de proteína animal em suas dietas, com foco na saudabilidade. Prezamos pela qualidade nutricional e a transparência na lista de ingredientes, com informação clara e direta”, explica.

Criada em 2019 sob o nome de 100 Foods, a startup teve sua primeira rodada de captação em abril de 2020, atingindo 720 mil reais entre investidores anjo e crowdfunding. Ao longo de 2020 e 2021, a marca expandiu a atuação para outros territórios e desenvolveu a linha de produtos análogos à base de plantas. No portfólio da empresa estão produtos como empanados à base de ervilha (mini e formato hamburguer), hamburguer (que simula carne bovina), ketchup, mostarda, barbecue e maioneses.

 

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Written by: Lucas Nóbrega

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