fbpx

7 tendências que bombaram no São Paulo Fashion Week

Durante os dias 22 a 28 de maio, a São Paulo Fashion Week reuniu os maiores exponentes da moda brasileira para um evento cheio de representatividade e novidades. A 55° edição da maior semana de moda da América Latina contou com mais de 20 desfiles, que aconteceram em vários pontos da capital paulista. Dessa maneira, os designers nacionais apresentaram coleções de cair o queixo, com novas texturas, caimentos, formas e cores.

Mas se você perdeu algum dia de SPFW N55, confira aqui um compilado das principais tendências:

PLISSADO

Os plissados dominaram as coleções do São Paulo Fashion Week. A grife mineira Apartamento 03 trouxe uma coleção inspirada em um mundo lúdico e poético, com tecidos bem fluidos. No entanto, Fernanda Yamamoto veio com uma atmosfera mais cool e descolada.  A textura nobre também apareceu em diferentes cores e até em peças com mais estrutura.

Onde apareceu: Lino Villaventura, Fernanda Yamamoto, Apartamento 03 e Marina Bitu.

VERMELHO

A tendência do vermelho, ou redcore, deu as caras no SPFW 2023.  O tom foi visto em muitos vestidos longos como, por exemplo, no crochê, estampas, brilho, no tecido mais fechado e até mesmo na maquiagem. Aliás, os acessórios não ficaram de fora: rolaram bolsas, colares e tiaras em formato de rosas vermelhas.

Onde apareceu: Santa Resistência, Maurício Duarte, Walério Araujo e Lino Villaventura.

MIX DE ESTAMPAS

Se antes apenas os designers mais ousados apostavam no mix de estampas, agora até as grifes minimalistas entraram na onda. No São Paulo Fashion Week, o xadrez foi o ponto de partida de algumas coleções para uma mistura de formas e cores. No entanto, se você for copiar a trend, aposte em uma peça única com dois tipos de estampas ou duas peças estampadas que tenham uma cor igual ou próxima para um look harmonioso.

Onde apareceu: Meninos Rei, David Lee, Martins e João Pimenta.

TRANSPARÊNCIA

O SPFW 2023 mostrou que não é preciso ter medo da transparência. Afinal, ela foi destaque de roupas casuais aos vestidos longos. Até mesmo as camisas foram reinventadas com tecidos leves e translúcidos, revelando uma estética poderosa por conta do alto uso da cor preta junto a peças transparentes. Além disso, a transparência surgiu também em looks de renda, como na coleção masculina de João Pimenta.

Onde apareceu: Lino Villaventura, Apartamento 03, LED, Silvério e João Pimenta.

METALIZADO

Presente em diversas coleções, os tecidos metalizados também invadiram o São Paulo Fashion Week. Algumas marcas investiram no metalizado discreto, enquanto outras em peças inteiras, bem over. Por isso, a tendência certamente segue forte nas passarelas e no street style.

Onde apareceu: Apartamento 03 e Patricia Vieira.

ALFAIATARIA COM APLICAÇÕES

Depois da alfaiataria desconstruída, chegou as passarelas do São Paulo Fashion Week a alfaiataria com aplicações. As peças são divertidas e valorizam o trabalho manual. Dessa forma, plumas e strass, trabalhos com acrílico e crochê foram adicionados em blazers e calças com modelagem impecável.

Onde apareceu: David Lee, Weider Silveiro, The Paradise, Gefferson Vila Nova.

MANGAS OVERSIZED

Quem não gosta de um caimento oversized? Mas no SPFW 2023 ele foi visto de maneira inusitada: em mangas bufantes! A característica dramática do tamanho, os detalhes de estampa e estrutura de tecidos, como couro, trouxeram mais destaque para o elemento. Além disso, as mangas amplas, na altura do cotovelo, deram movimento às peças, mantendo uma estética fluida.

Onde apareceu: Meninos Rei, Dendezeiro e Greg Joey.

CONFIRA TAMBÉM:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Tina Siqueira

Deixe um comentário