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As pérolas são clássicas e atemporais. No entanto, com o sucesso da estética quiet luxury e a ascensão do estilo ladylike, as pérolas têm ganhado mais uma vez status de tendência.
Além de representarem riqueza, as pérolas carregam o simbolismo de pureza e feminilidade. Por isso, elas se tornaram uma tradição entre as noivas. Ainda estão relacionadas à maternidade e à figura feminina, no geral.
Confira mais da história e a tendência das pérolas:
A pérola tem fascinado a humanidade há milênios. Mas antes de serem cultivadas, as pérolas eram encontradas apenas em moluscos (ostras e mexilhões) que as produziam naturalmente. Este processo raro significava que as pérolas naturais eram valiosas e difíceis de obter.
As primeiras evidências são de 4.200 a.C, na Pérsia, onde às pérolas eram um verdadeiro tesouro. Os chineses as associavam a sabedoria e a longevidade. Na Roma antiga, as pérolas eram tão estimadas que Julio César chegou a restringir seu uso apenas à classe dominante. A rainha Elizabeth I, as consideram como símbolos de pureza e poder.
Com o passar dos séculos, a demanda cresceu muito. No entanto, a produção natural não conseguia acompanhar. A grande virada veio no início do século 20, quando o japonês Kokichi Mikimoto desenvolveu o primeiro processo de cultivo de pérolas.
Mikimoto introduziu um pequeno irritante dentro da ostra para estimular a produção de nácar. Assim, ele criava pérolas de alta qualidade e em quantidades bem maiores. O avanço democratizou a beleza das pérolas, tornando-as mais acessíveis ao público.
Hoje as pérolas são cultivadas em fazendas especializadas em diversos pontos do mundo. Desde as águas frias do norte do Japão até as lagoas tropicais da Austrália. Com o tempo a produção foi intensificada e reformulada, permitindo assim a criação de diferentes cores e formas.
As grifes mostram que a tendência das pérolas vai muito além. O item faz parte não só de seus looks, mas de suas histórias. A frente da Chanel, Coco Chanel e Karl Lagerfeld souberam usar muito bem o elemento como protagonista de suas criações. Aliás, os colares eram uma das assinaturas da própria Coco.
Dior sempre usou pérolas para complementar suas silhuetas sofisticadas. Já Marc Jacobs utiliza as pérolas não só na sua marca homônima, mas também durante o período em que foi diretor criativo da Louis Vuitton. Sarah Burton, à frente da Alexander McQueen, utilizou o elemento para suavizar a estética da label. Miuccia Prada trabalha as pérolas de maneira inteligente, inusitada e com toque de irreverência.
Os últimos desfiles, de outono/inverno intensificaram a tendência das pérolas. A Miu Miu e Chanel trouxeram as pérolas em brincos e colares clássicos. Giambattista Valli (foto) surpreendeu com pérolas das roupas às bolsas. E Simone Rocha incorporou o elemento nos Crocs.
Além disso, as pérolas têm se tornado o acessório predileto das famosas. Rihanna usou um mix de diferentes tamanhos e tonalidades para adornar um look básico de camiseta e jeans, bem hi-lo.
No entanto, Gigi Hadid preferiu um acessório mais sutil. O brinco em dourado com pequenas pérolas é o contraponto clássico perfeito para a produção despojada e cool.
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