NEWSLETTER
O inverno ainda não acabou, mas já estamos de olho no verão 2024. No radar da moda (e das redes sociais) está a calça capri, uma peça polêmica que promete vir com tudo na próxima temporada. As irmãs Bella e Gigi Hadid, Julia Fox e Jennifer Lawrence já caíram de amores por ela.
Isso mesmo. Aquele modelo de calça que termina entre o joelho e o tornozelo que foi sucesso nos anos 2000. Mas por que a calça capri volta a ser tendência?
A moda é cíclica: o que foi adorado há alguns anos e caiu em desuso, provavelmente volta a ser tendência. A estética Y2K é a prova disso, ao reviver peças marcantes da primeira década dos anos 2000 fazendo com que muitas pessoas se perguntem “mas eu realmente usei isso?”
No entanto, a calça capri surgiu bem antes. A peça foi desenhada por Sonja de Lennart em 1948 e ganhou popularidade com Grace Kelly, que a usou em férias na ilha de Capri (daí o nome). Depois Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot se tornaram fãs da calça que era considerada ousada nas décadas de 1950 e 1960.
A calça capri também foi a escolha de grifes internacionais. Jacquemus apostou em modelos no jeans, floral e em poá. Alexander McQueen também adicionou a peça em sua coleção pre-fall 23. Já a Versace trouxe a capri em uma collab com Dua Lipa.
A peça também invadiu o TikTok. Os vídeos de looks com a hashtag #capripants somam mais de 8 milhões de visualizações. Além disso, a plataforma Lyst confirmou o aumento da popularidade, afirmando que “nos últimos meses, as buscas por ‘pedal pushers’ cresceram 26% e por ‘capri pants’ 41%”.
NEWSLETTER