NEWSLETTER
Com ascendência do quiet luxury e o aumento da procura de looks com alfaiataria, o estilo se tornou uma tendência mundial para a moda feminina. No entanto, até o início do século XX, os ternos, calças, coletes, camisas e blazers eram exclusividade roupas dos guarda-roupas masculinos.
Se antes transmitiam uma ideia de sobriedade, as peças de alfaiataria de hoje são fashionistas, de diferentes cores, estampas e modelagens. Por isso, se tornaram um verdadeiro curinga no guarda-roupa das mulheres.
Conheça a história da alfaiataria para as mulheres e inspirações de looks elegantes e divertidos:
Durante o período entre guerras, os homens se encontravam nos campos de batalhas e, por isso, as mulheres passaram a ocupar postos de trabalho. Elas substituíram os amplos vestidos por roupas mais adequadas para as fábricas. Em 1933, a atriz de Hollywood Marlene Dietrich causou ao ser fotografada de calça e blazer para a Vogue americana. O simples ato de vestir uma calça em público, fora de um ambiente de trabalho braçal, era sinônimo de rebeldia.
Coco Chanel foi um dos primeiros nomes a criar roupas mais confortáveis para mulheres e a inserir códigos masculinos no vestuário feminino. Em 1954, o icônico tailleur de tweed, se torna uma de suas marcas registradas, sucesso absoluto até hoje. Em 1966, o estilista Yves Saint Laurent apresentou Le Smoking (foto), um terno preto produzido em tecido de lã. O conjunto revolucionou a moda feminina, já que mesclava o corte masculino com uma pegada sexy e elegante.
Nas décadas de 1970 e 1980, os terninhos e outras peças de alfaiataria se tornaram um uniforme das mulheres que ingressavam no mercado de trabalho e que buscavam sua independência.
O blazer com jeans é prático e dispensa apresentações! Funciona para diversas ocasiões e deixa o visual elegante. A dica é investir em um blazer de qualidade, de tom neutro e com corte reto, por exemplo. Assim você terá uma peça curinga para suas produções, indo do office ao passeio e até à balada!
Os looks atheleisure é a combinação de peças esportivas com peças sociais. O look da academia com uma peça de alfaiataria é uma aposta certeira e descolada! Por isso, invista nas combinações biker shorts, top e blazer, conjunto de alfaiataria com tênis e até moletom com blazer.
Os conjuntos de alfaiataria de tons neutros, cores vibrantes, estampados, oversized ou mais ajustados, com calça ou bermuda; tem para todos os gostos! A tendência é apostar em produções monocromáticas, mas o legal dos conjuntos é que depois você pode usar as roupas separadamente.
A calça de alfaiataria é uma opção fresquinha e confortável, além de muito elegante. Com camiseta e tênis, você garante um look social mais despojado, mas se quiser um resultado mais sério, invista em blusas formais e sofisticadas ou a clássica camisa.
A camisa é super versátil e sua combinação com saia garante estilo e feminilidade. O modelo mini traz a sensualidade a produção, por exemplo. Já a saia midi, rende um estilo mais romântico.
Apesar de toda polêmica em volta da bermuda, a peça segue em alta. O corte de alfaiataria permite um look mais soltinho e confortável, além de uma certa elegância. Invista em peças lisas e troque sempre a parte de cima do seu look. O preto é clássico, no entanto, arrisque também nas cores que você goste.
Do balé para a moda: conheça o balletcore e as 5 peças para apostar
Penteado com gel é o mais querido entre as passarelas e as famosas
Coco Chanel: a história e as peças mais icônicas da estilista
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER