fbpx

Como saber em quais tendências de inverno apostar?

Você já deve ter notado que as tendências de inverno 2022 estão pipocando em redes sociais e em sites de moda. No entanto, são muitas informações e fica até complicado apostar em apenas uma tendência. Pensando nisso, vamos explicar aqui como escolher a sua peça-chave da estação.

Mas antes de tudo:

O QUE É UMA TENDÊNCIA DE MODA?

A tendência é a previsão do consumo de determinado conceito ou produto por um número significativo de pessoas em um período de tempo. Uma tendência não nasce e nem morre do nada. Portanto, o que vemos como tendência é justamente o seu auge. É a confirmação de profundos estudos sobre o comportamento humano e contexto social que deram origem à previsão daquela tendência.

As agências especializadas em tendências, como a WGSN, produzem relatórios com esses estudos. Marcas de moda, agências de publicidade e de cinema, produção de novelas, sites e revistas de moda, entre outros, compram e utilizam essas pesquisas.

Agora veja como apostar de forma certeira nas tendências de inverno:

ESSA TENDÊNCIA CONVERSA COM MEU ESTILO?

Não se deixe levar pela vitrine da loja ou até mesmo pelo post da rede social. Lembre-se que a intensão daquela loja é te provocar desejo e vender a tal tendência. O certo é se perguntar se aquela peça combina com o seu estilo.

Se SIM, dê uma chance e aproveite muito, até mesmo no momento em que ela não estiver mais em alta. Assim você não perderá dinheiro e conseguirá utilizar a peça-tendência até o fim da vida útil dela. Um bom exemplo é a calça pantacourt. Tendência de 2018, ainda consigo utilizar o modelo até mesmo no inverno.

Mas se sua resposta for NÃO, repense a compra. Afinal, você provavelmente desistirá de vestir e a roupa pode ficar encalhada no seu guarda-roupa.

A PEÇA COMBINA COM O MEU ARMÁRIO?

A peça-tendência também precisa conversar e compor looks com aquelas roupas que você já possui. Então olhe para o seu armário e se pergunte: quantas produções consigo montar com essa tendência?

Quanto maior o número, mais útil a peça será. Por outro lado, caso não possua os complementos necessários, você vai precisar investir mais e a peça pode terminar abandonada no seu guarda-roupa.

O PREÇO É JUSTO?

Preste atenção no preço. Muitas peças chegam as lojas absurdamente caras por conta das tendências. Portanto, análise o seu custo-benefício com cuidado e adie a compra caso esteja muito caro.

É UMA PEÇA MUITO MARCANTE?

Quanto mais marcante for, mais passageira a tendência será. A questão é que tendemos a enjoar rapidamente. Por isso, quanto menos marcante for, mais tempo você vai usar, pois é mais fácil de criar combinações com aquelas que já temos no guarda-roupa. A não ser que você se identifique muito com a tendência.

Um exemplo, é a jaqueta puffer. Além do volume, que é bem marcante, a peça é ideal para lugares bem frios. Mas será que vale apena investir nesta tendência? Vou vestir a peça no inverno do ano que vêm? Onde posso ir com ela?

Leve com você essas informações não só para as tendências de inverno, mas para todas as outras estações.

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Tina Siqueira

Deixe um comentário