fbpx

Guerra na Ucrânia e as manifestações no mundo da moda

O mundo não é mais o mesmo. Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, anunciando a guerra, acompanhamos de perto o assunto. Seja nas redes sociais, em sites de notícias ou pela televisão. Tudo que desejamos é que a guerra na Ucrânia acabe. De acordo com o ministério da Saúde da Ucrânia, mais de 350 civis foram mortos. 

Guerra na Ucrânia e as manifestações no mundo da moda
Convidada para o desfile da Prada com a frase “Não a guerra na Ucrânia” (foto: Getty Images)

Em alguns países, manifestações a favor da paz são vistas nas ruas. Famosos postam nas redes sociais mensagens de solidariedade ao povo ucraniano. Entretanto, na moda as manifestações ainda são bem discretas.

INFLUENCIADORAS

Durante a Semana de Moda de Milão, modelos e influenciadoras ucranianas aproveitaram os olhares da mídia para chamar atenção. Não para seus looks, mas para seus cartazes com o pedido do fim da guerra da Ucrânia.

Poly Kyrychenko é embaixadora de marcas ucranianas na Itália. Ela chegou ao desfile da grife Max Mara com a sua mensagem. “É a única coisa que posso fazer enquanto estou aqui. Eu estava em lágrimas, minhas mãos tremiam. As pessoas vieram e expressaram palavras de apoio. Minha família e meu filho estão na Ucrânia. Espero muito que nos encontremos o quanto antes”, disse Poly em seu Instagram.

Poly Kyrychenko com a frase: “não a guerra na Ucrânia” (Foto: Getty Images)

A modelo Valeriya Komarova, por sua vez, se reuniu a outros ucranianos em Milão. Portanto, eles fizeram o mesmo pedido em volta de uma placa escrita “Não a guerra”.

Guerra na Ucrânia e as manifestações no mundo da moda
Ao lado de outras pessoas, Valeriya Komarova pede o fim da guerra (foto: reprodução do Instagram)

Alina Frendiy, influenciadora com mais de um milhão de seguidores, protestou ao lado de uma amiga. Com a bandeira da Ucrânia, as duas posaram para fotos. Por fim, elas se abraçaram e não conseguiram segurar as lágrimas.

Alina Frendiy posa ao lado de uma amiga com a bandeira da Ucrânia (reprodução do Instagram)

DESFILES

Nas passarelas da Semana de Moda de Milão, apenas duas grifes se manifestaram. Giorgio Armani encontrou uma forma elegante e impactante de mostrar o seu apoio à Ucrânia. O estilista italiano apresentou seu desfile no último domingo (27) em total silêncio. Portanto, não havia nenhuma música tocando enquanto as modelos apresentavam a coleção. Depois de um silêncio ensurdecedor,  só se ouviu o som de aplausos da plateia. 

Guerra na Ucrânia e as manifestações no mundo da moda
Desfile de Giorgio Armani (foto: Vogue Runway)

“Minha decisão de não usar nenhuma música foi tomada como um sinal de respeito às pessoas envolvidas na tragédia na Ucrânia”, disse Armani em um comunicado compartilhado no Instagram com o vídeo do desfile. “A melhor coisa a fazer é enviar uma mensagem de que não queremos comemorar porque algo muito perturbador está acontecendo ao nosso redor”, acrescentou o estilista.

Ainda no mesmo dia, a estilista Francesca Liberatore subiu a passarela após seu desfile. De mãos dadas a modelos russas e ucranianas, Francesca convidou o público a fazer um minuto de silêncio. Um singelo gesto em sinal de apoio a todos os afetados por este conflito. Assim a estilista comoveu a plateia. 

REDES SOCIAIS

Algumas marcas preferiram se manifestar pelas redes sociais. O grupo Kering postou um quadrado branco no Instagram e deixou na descrição uma pomba da paz. No entanto, Alessandro Michele, diretor artístico da Gucci, publicou um poema de Gianni Rodari. “Há coisas que nunca devem ser feitas. Nem de dia nem de noite. Nem por mar nem por terra. Por exemplo, a guerra”.

 

Nós da TRENDS CHK prestamos nossa solidariedade ao povo Ucraniano. Por isso pedimos o fim da guerra!

 

Poly Kyrychenko mostra a pintura na mão com as cores da Ucrânia (foto: reprodução do Instagram)

Confira também:

 

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Tina Siqueira

Deixe um comentário