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Identidades: Coleção desenvolvida por empreendedores negros e indígenas

Identidades une marcas de roupas e acessórios em looks que evidenciam o potencial da moda autoral brasileira

Dendezeiro e a Azulerde pensaram em looks agêneros e inclusivos

A C&A Brasil e o Instituto C&A, pilar social da varejista, lançam na próxima semana a coleção Identidades, assinada por estilistas negros e indígenas, que tem como premissa a celebração da brasilidade na moda. O projeto uniu as marcas Dendezeiro, Isaac Silva Brand, Nalimo e KF Branding, com quatro afroempreendedores que atuam no ramo de joias e bijuterias e estão entre 12 selecionados da segunda edição do Afrolab Moda by Instituto C&A, realizada este ano pelo Instituto em conjunto com a PretaHub: Azulerde, Tropicana, Adajo Aworan e Ímpar Ateliê.

Nalimo e a Ímpar Ateliê uniram-se em uma criação que teve como base as mulheres originárias de Abya Yala

“Identidades é um projeto inédito que utiliza da C&A como ferramenta para potencializar o trabalho de inclusão produtiva que o Instituto realiza. Ele foi pensado para atender dois grandes objetivos. O primeiro é a democratização do acesso a marcas autorais lideradas por por pessoas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas — sejam pautadas por questões raciais, territoriais ou de culturas e crenças. O segundo é oferecer para elas a visibilidade e novas possibilidades, que é a essência do nosso trabalho”, comenta Gustavo Narciso, Diretor Executivo do Instituto C&A.

A coleção Identidades estará disponível no aplicativo, site e lojas físicas selecionadas da varejista, com preços que variam de R$69,99 a R$399,99 e tamanhos que vão do PP ao GG, a partir do dia 04 de outubro. Parte das vendas da coleção serão direcionadas para a PretaHub, espaço de inovação e criatividade liderado pela Adriana Barbosa, CEO do Instituto Feira Preta.

Isaac Silva Brand e a Tropicana inspiram-se na escritora Maria Carolina de Jesus para coleção

Com trajetórias diferentes, mas complementares, cada uma das quatro duplas produziu looks e acessórios com temas específicos: a Isaac Silva Brand e a Tropicana inspiraram-se na escritora Maria Carolina de Jesus; enquanto a Nalimo e a Ímpar Ateliê uniram-se em uma criação que teve como base as mulheres originárias de Abya Yala (como o continente é chamado na língua do povo Kuna, ameríndios do Panamá e noroeste da Colômbia); já a Dendezeiro e a Azulerde pensaram em produzir looks agêneros, inclusivos e com modelagens inteligentes que se adequassem a todos os tipos de corpos; e a KF Branding e a Adajo Aworan apostaram na releitura dos best sellers da marca encabeçada por Kel Ferey com aplicações ecossustentáveis características das joias da Adajo.

“A C&A Brasil e o Instituto C&A pretendem, nos próximos anos, tornar essa plataforma perene, convidando outros empreendedores no segmento da moda autoral, sem esquecer de também impactar marcas iniciantes”, finaliza Narciso.

Afrolab by Instituto C&A

As quatro marcas de acessórios que compõe a coleção Identidades estão entre os 12 negócios de joias, semijoias e bijuterias selecionados em todo o Brasil, em maio deste ano, pela 2ª edição do Afrolab Moda by Instituto C&A — programa voltado para apoiar e impulsionar as potências empreendedoras negras e indígenas da moda, desenvolvido em parceria com a PretaHub.

Nos últimos três meses, as marcas passaram por um intenso processo de desenvolvimento, capacitação e aprendizagem, e todos os participantes foram convidados a expor suas marcas e produtos no Festival Feira Preta, que ocorrerá presencialmente, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Sobre o Instituto C&A

O Instituto C&A – pilar social da C&A Brasil – atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda, no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social. A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Com 31 anos de história, o Instituto tem como principal objetivo atuar com o impacto positivo na sociedade por meio de projetos e ações voltados para comunidades periféricas, LGBTQIAP+, mulheres negras, refugiados e migrantes.

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Written by: Laís Dias

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