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Linus dobra número de lojas e expande internacionalmente
Quando criou a Linus, em 2018, Isabela Chusid queria preencher a lacuna de busca por calçados atemporais e confortáveis, que não abrissem mão da sustentabilidade. À época com 23 anos, a empreendedora não imaginava que poucos anos após a criação, a marca já causaria um grande impacto na cadeia, ao ponto de fazer gigantes do segmento mudarem de estratégia, saírem da zona de conforto e caminharem para um amanhã mais sustentável. Isso porque a marca cresceu 700% na pandemia, desde então tem mantido um crescimento acelerado, dobrou de tamanho e de número de parceiros no último ano, expandiu para a Europa e anunciou a chegada ao Uruguai com 16 pontos de vendas físicos.
O mais recente avanço da marca se deu na chegada a São Paulo Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo, a mais importante da América Latina. A estreia na passarela brasileira aconteceu com a participação do desfile na coleção “Banho de Axé, da grife Isaac Silva Brasil, marca democrática de roupas sem gênero. “Foi uma honra poder unir a Linus à Isaac Silva Brasil, uma marca que assim como nós tem propósitos claros e também é agênero, em um desfile que evoca a sustentabilidade e o conforto”, comentou Isabela, sobre o desfile. Antes de estrear na SPFW, no entanto, a marca já havia participado do desfile de Nova Iorque, a NYFW, em 2021, a convite da marca Carlton Jones.
A chegada às lojas físicas do Uruguai acontece por meio de parceiros que procuraram a Linus. Segundo Isabela, as sandálias já são procuradas por usuários de mais de 130 países e a meta é estar em todos os continentes até 2026. “Nosso site brasileiro já registrava acessos de outros países há algum tempo e há alguns anos atuavamos com parceiros em Portugal e nos Estados Unidos, até que em 2022, com o mercado validado, decidimos expandir internacionalmente com e-commerce internacional e operações próprias”, explica Isabela.
Para que as sandálias tivessem todas as curvas de apoio para os pés, sem deixar de lado a atemporalidade e a sustentabilidade, Isabela contou com auxílio de designers, engenheiros de material, ortopedistas e especialistas em palmilhas. Produzidas com material 100% reciclável de PVC microexpandido, um dos plásticos mais versáteis da indústria, e compostas por 70% de fontes renováveis, as sandálias percorrem um caminho de sustentabilidade do início, na produção, a chegada aos clientes. A etiqueta é feita de papel semente, unida às sandálias por um cordão de sisal e são embaladas em caixas de papelão, além de terem toda a emissão de carbono negativada.
Hoje, a Linus está em mais de 170 pontos físicos no Brasil em lojas parceiras com sandálias em mais de 20 opções de cores fixas, sendo que ao longo do ano lança novos produtos e collabs com marcas que prezam pelos mesmos pilares, como: Lela Brandão Co, Mina, Uma X, Così Home e Psicotrópica.
“Acredito que estamos no caminho certo, estamos inspirando o mercado, trazendo mais empresas e consumidores para o caminho do bem e crescendo de forma saudável. Nossa meta agora é continuar gerando impacto no setor e expandir os horizontes da Linus”, finaliza.
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