NEWSLETTER
Editora MOL e Marisa lançam publicação que aborda a pluralidade da beleza e fortalece autoestima das mulheres
Por meio de dados, atividades e histórias, guia propõe um novo olhar para o corpo feminino e vai gerar doações para o Instituto Maria da Penha e para a Rede Mulher Empreendedora
Ninguém está imune às pressões para corresponder aos padrões de beleza, mas encontrar uma mulher completamente satisfeita com a aparência é um desafio. Uma pesquisa realizada pela Getty Images Visual GPS mostra que 86% das mulheres em todo o mundo desistiram de uma atividade por não se sentirem confortáveis com seu corpo. Neste cenário, o Brasil é o país que mais realiza cirurgias estéticas em escala global, com 1,5 milhão de procedimentos anuais, revela o Censo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica de 2018.
“Sofria bullying na escola e, com uns 11 anos, para tentar me enquadrar, comecei a fazer uma dieta. Aos 13 anos, cheguei a pesar apenas 35 quilos. Isso chamou a atenção dos meus pais, que, preocupados, me acompanharam no processo de cura”, conta a cineasta Paula Kim, que coordena o Sobre Nossa Visão Distorcida, projeto para jovens com transtornos alimentares. A história dela e de outras mulheres estão reunidas no livro “Já se amou hoje?”, recém-lançado pela Editora MOL, maior editora de impacto social do mundo, em parceria com a Marisa, maior rede de moda feminina e lingerie do Brasil.
A publicação explica que a insatisfação feminina com a aparência não é fruto do acaso, mas produto da socialização e da pressão imposta pela mídia e pela indústria da moda. O objetivo de “Já se amou hoje?” é mostrar como o amor-próprio é revolucionário e oferecer um guia para as mulheres abandonarem a busca desenfreada por padrões estéticos inatingíveis. Para isso, o livro propõe três etapas: repensar o significado da beleza, abraçar a pluralidade e cultivar a autoestima.
O livro cita Naomi Wolf, uma das autoras mais emblemáticas no debate acerca da pressão estética sobre as mulheres. “Os padrões de beleza inalcançáveis desmobilizam as mulheres, consumindo tempo, energia, dinheiro, saúde e sonhos delas. Ao invés de nos aprisionarmos odiando nossas formas naturais e tentando nos enquadrar em modelos de perfeição, poderíamos projetar valores que, de fato, nos trouxessem liberdade e felicidade”, escreveu ela em “O mito da beleza”.
Cada corpo é único e conta uma história
Ao ressaltar como cada corpo é único, “Já se amou hoje?” aborda traços naturais como sardas, cicatrizes e estrias e como eles constituem a individualidade. Há também dicas de filmes, séries e músicas sobre empoderamento feminino e exemplos de mulheres revolucionárias como a médica e pesquisadora Nise da Silveira, a escritora Carolina Maria de Jesus e a arquiteta Lina Bo Bardi.
“Este novo trabalho em parceria com a Editora Mol reflete exatamente a mensagem que a Marisa busca transmitir para suas consumidoras. Temos como propósito de marca fortalecer a autoestima da mulher, para que ela possa se expressar da forma que quiser, valorizando toda a sua pluralidade e a diversidade de todos os corpos e belezas. Estamos muito orgulhosos por mais este trabalho com a MOL, que vai continuar impactando milhares de mulheres pelo Brasil”, afirma Erika Petri, Diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Marisa.
Com tiragem de 84 mil exemplares, o livro possui informações, atividades e histórias inspiradoras por meio da pluralidade da beleza, estimulando o autoconhecimento, auxiliando no resgate da confiança e das potencialidades das mulheres. O projeto será vendido nos caixas de todas as lojas físicas Marisa a partir de 15 de julho e custará R$ 4,95. Também será possível adquirir pela internet na Banca do Bem, loja oficial da MOL.
“Esse é mais um projeto que tem o propósito de falar diretamente com o público feminino, buscando trazer referências que nos ajudem a desconstruir mitos que limitam a autoestima e a saúde mental. Faz parte do DNA da MOL se unir a parceiros como a Marisa que acreditam que o setor varejista tem grande poder para difundir conhecimentos que geram impacto social positivo”, avalia a cofundadora da Editora MOL, Roberta Faria.
Parte do lucro adquirido com as vendas do livro, excluindo-se apenas impostos e custos de produção, será revertido para o Instituto Maria da Penha, que atua para a consolidação da Lei Maria da Penha (11.340/06) e para a Rede Mulher Empreendedora, que capacita gratuitamente mulheres de todo o Brasil, fomentando a geração de renda por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.
Esta é a terceira parceria da Editora MOL com a Marisa. O primeiro projeto “O Mundo é Seu” compartilhou conselhos, frases otimistas, reflexões de especialistas e histórias inspiradoras de mulheres que transformaram a própria vida. Em março deste ano, foi lançado o livro “Você é fantástica!”, cuja proposta era incentivar a autoestima, o empoderamento feminino e a sororidade.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER