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Campanha “No Time for Waste” apresenta o RE:Suede, um modelo piloto que dá spoiler das novidades sustentáveis de 2022 da marca.
A PUMA desenvolveu uma versão experimental de seu tênis mais icônico, o SUEDE, a fim de torná-lo biodegradável. Com isso, a PUMA tem como objetivo atender a crescente demanda por produtos sustentáveis. Além disso, visar um futuro melhor e assumir o compromisso da marca com o tema. O RE:SUEDE, que utiliza a mais alta tecnologia disponível hoje, foi feito a partir de materiais sustentáveis, como camurça Zeology, TPE biodegradável e fibras de cânhamo.
O experimento RE:SUEDE é um piloto em circularidade e a expressão da próxima geração do SUEDE – com a ambição de estabelecer novos padrões de sustentabilidade para este tênis icônico. Projetado para ajudar a auxiliar o desafio do gerenciamento de resíduos na indústria calçadista, o experimento permitirá que a PUMA assuma mais responsabilidade quando se trata de lidar com a vida útil de seus produtos. O piloto será lançado globalmente em janeiro de 2022 e oferecerá a 500 pessoas selecionadas na Alemanha a chance de ter essa experiência com a marca, rumo à circularidade.
Os participantes usarão o RE:SUEDE por seis meses a fim de testar a durabilidade do produto. Depois, os enviam de volta à PUMA e passam por um processo industrial de biodegradação em um ambiente controlado na Valor Compostering B.V., do grupo Ortessa Groep B.V., um negócio familiar de especialistas em resíduos, na Holanda. O objetivo desta etapa é determinar se o composto pode ser produzido para uso agrícola.
As descobertas desse experimento sem dúvida ajudarão a PUMA a avaliar o processo biodegradável e a desvendar pesquisas e desenvolvimentos essenciais para o futuro do consumo sustentável de calçados.
O experimento RE:SUEDE é o primeiro programa circular a ser lançado sob o “Circular Lab” da PUMA – um novo hub de inovação, comandado por especialistas em sustentabilidade e design, que trabalham para desenvolver o futuro dos programas de circularidade da marca.
Desde 2012, o departamento de inovação da PUMA tem trabalhado para abordar as limitações tecnológicas das coleções circulares, a fim de aplicar tais aprendizados no experimento RE:SUEDE. As melhorias incluem o uso de materiais novos e inovadores, como a camurça Zeology, que é feita utilizando um processo de bronzeamento mais sustentável e garante mais conforto para o consumidor. A sola do RE:SUEDE também foi aprimorada para garantir o desgaste ideal ao longo do tempo.
“Em 2012, nossa ambição circular era ousada, mas a tecnologia ainda não estava tão avançada. Como dizem, a cada desafio há uma oportunidade, então continuamos nos esforçando para fazer melhor. Aprimorando nossas fortalezas, além de reconhecer e melhorar nossas fraquezas”, disse Heiko Desens, diretor criativo e de inovação global da PUMA. “Esperamos que os progressos feitos durante o experimento RE:SUEDE: ‘No Time for Waste’ nos ajude a continuar elevando o nível nos testes de circularidade. Além de permitir que nossos consumidores façam melhores escolhas de moda no futuro, sem comprometer o estilo do produto ou sua durabilidade.”
Sobre a parceria com a Ortessa, Desens acrescenta: “Estamos muito entusiasmados em fazer essa parceria com os especialistas da Ortessa. Que compartilham nossa paixão no desenvolvimento de soluções proativas e pragmáticas na questão de resíduos da indústria. Sua expertise é fundamental para nos ajudar a aprender mais sobre o fim da vida útil do calçado, para que possamos continuar avançando em nossa exploração da circularidade.”
Rob Meulendijks, CEO da Ortessa, comenta: “Nos orgulhamos de criar inovações surpreendentes e novos conceitos para enfrentar problemas reais de resíduos de forma diferente e aberta. Há muito mais que podemos fazer para ajudar a enfrentar a gestão de resíduos. Mas assumir esse desafio sozinho pode ser uma tarefa difícil para qualquer marca. Temos o prazer de trabalhar em parceria com a PUMA neste projeto especial. Onde podemos aplicar nossos profundos conhecimentos e insights sobre resíduos, usar métodos experimentados e controlados. Avaliando a biodegradabilidade do futuro, o SUEDE da próxima geração”.
A princípio a PUMA tem como objetivo compartilhar os resultados e insights obtidos com esse experimento no setor. Alcançando um impacto ainda maior quando se trata de enfrentar o desafio da gestão de resíduos na indústria calçadista em geral. A circularidade sem dúvida é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade FOREVER BETTER da PUMA. Até 2025, a PUMA pretende reduzir o desperdício, aumentando para 75% o nível de poliéster reciclado em seus produtos. Além disso, estabelecer esquemas de devolução de produtos em seus principais mercados e desenvolver opções de materiais reciclados para couro, borracha, algodão e poliuretano.
Desde 1968, o PUMA SUEDE esteve sem dúvida na vanguarda dos pontos de virada culturais, transcendendo estilo e tendências. Com o RE:SUEDE, a PUMA certamente quer apresentar uma escolha elegante e mais sustentável, apresentando as mais modernas tecnologias para seus consumidores.
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