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‘Quiet Luxury’ chega às joias

‘Quiet Luxury’ chega às joias

Há alguns anos o conceito sobre o que é luxo gera um certo questionamento nas pessoas, fazendo com que muitos pensem que seu significado havia se perdido. A era das “It Girls” colaborou muito para isso: marcada por celebridades usando peças extravagantes com logotipos gigantes de marcas caríssimas, a tendência era ostentar, tanto nas roupas quanto nos acessórios. No entanto, a sociedade mudou desde a pandemia de Covid-19 e, desde então, uma nova tendência vem ganhando força: o Quiet Luxury (Luxo Silencioso, em tradução livre).

Com a mudança comportamental de consumo, que trouxe uma consciência mais sustentável na moda nos últimos tempos, o Quiet Luxury preza pela discrição e ausência de logotipos, defendendo um visual mais atenuado e minimalista, porém destacando peças de alta qualidade, sem alardes. Esse estilo incorpora sofisticação refinada, polvilhada com notas delicadas de opulência.

“Existe um ar de conservadorismo, contenção e estilo anti-exibição liderado por marcas como The Row, Chloé, Khaite, Ferragamo, Fendi, Chanel e Saint Laurent – todas apresentando um estilo muito mais laissez-faire, clássico” afirmou a editora colaboradora da Vogue britânica, Harriet Quick, em recente entrevista.

No universo das joias, a tendência também está em alta e, usando a cultura pop como exemplo, a aclamada série da HBO, Succession, é a verdadeira tradução do Quiet Luxury. Focada em torno da vida de uma família americana que briga entre si para controlar o império construído pelo patriarca, as peças usadas pelos personagens são referência em elegância, especialmente as de Shiv e Gerri.

Usando joias de marcas renomadas, porém discretas, e ainda aliadas a um guarda-roupa cápsula, ambas dão o tom de um estilo que facilmente pode servir de inspiração, até mesmo para quem não possui as mesmas contas bancárias das protagonistas.

Colares, brincos, pulseiras e relógios de designs clássicos e despretensiosos, podem ser adquiridos a preços bem distantes de serem exorbitantes – como as peças de Succession – e ajudar qualquer pessoa a aderir ao Quiet Luxury. A Orit, empresa especializada em joias e relógios secondhand, possui uma infinidade de peças que ajudam a compor looks sofisticados e minimalistas por um valor bem mais acessível.

“Ao que tudo indica, o Quiet Luxury é uma tendência que veio para ficar. Isso não somente demonstra a mudança de consciência coletiva sobre o sustentável e durável, como sobre o que realmente significa ser luxuoso. A moda, nos últimos tempos, tem repelido a ostentação e abraçado o ‘minimalismo chique’ e isso também se estende às joias. Ou seja: brincos, colares e anéis valiosos, mas simples, são atemporais e sempre combinam com tudo. Sofisticação não é ostentação”,diz Giovanna Landi, gerente de produtos da Orit.

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Written by: Lucas Nóbrega

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