fbpx

Street style: estilo consagrado segue atemporal

Street style: estilo consagrado segue atemporal

Tendência tira o foco das passarelas para dar destaque a visuais criados nas ruas; confira peças-chave

Modelos com corpos diversos enfrentando dificuldades como o sol forte e as chuvas para manter a maquiagem; isso parece até uma proposta de desfile fora dos protocolos da moda. Esse é, no entanto, o retrato das passarelas do street style, criado a partir e para a moda de rua.

Ao contrário da alta-costura, exposta nas passarelas, os figurinos trazem tendências feitas para serem usadas no dia a dia. A nomeação está ligada também às origens do estilo, que surgiu nas ruas do Queens e do Bronxs, bairros nova-iorquinos. O street style teve auge de popularidade entre as décadas de 70 e 80, sendo usado principalmente pelos artistas do hip hop norte-americano.

O estilo se espalhou por diversas partes do mundo, por meio dos clipes desse estilo musical e também por meio dos filmes. Esse vestuário nas ruas passa a incorporar então diversas culturas, sem se prender a um padrão e se aproximando do que seja a democratização da moda.

Essa moda, que nada tem de passageira, prova que os looks dignos de catálogo estão nas ruas que as pessoas frequentam, e não só em catálogos e redes sociais de blogueiros e blogueiras fashion.

Características

Seja em roupas femininas, masculinas ou unissex, o street style tem algumas tendências atemporais. Uma delas é a peça oversized, larga e confortável, vista principalmente em calças. Com ela, podem ser combinadas peças justas para balancear e também apenas peças largas, em um visual completamente oversized.

Essas peças destacam o propósito da moda de rua, que é algo confortável e estiloso o suficiente para ser usado em qualquer ocasião do dia a dia. Algumas marcas, porém, já fazem roupas confortáveis ajustadas ao tamanho do corpo, não sendo necessário comprar tamanhos maiores para se enquadrar no estilo.

De acordo com uma publicação da marca KACE, a proposta principal do estilo é que o look pareça casual. É possível não só vestir, como também calçar esse estilo, por meio de diversas estampas, texturas e cores que pareçam descontraídas e ao mesmo tempo criem um visual único.

Uma estampa que foi listada pela revista Elle como tendência do street style em 2024 foi a animal print, que varia desde a imitação da pele de onça à de zebra e cobra, por exemplo. Além de estar presente nas bolsas, o que pode ser comum, a tendência foi vista em jaquetas e sapatos.

Quanto às cores, a revista informou que o vermelho tem se destacado em visuais minimalistas e maximalistas. Também são percebidas variações da cor em destaque, como o laranja e o vinho. Essas cores vibrantes podem ser vistas em acessórios como meia-calça em looks de inverno.

Favoritos novos e antigos

O denim, considerado um clássico dos visuais, também se adequa perfeitamente ao street style, conforme apontado pela revista Elle. O look formado por blusa jeans, calça jeans e jaqueta jeans não é considerado entediante e já foi abraçado por artistas como Justin Timberlake e Britney Spears.

Outros clássicos atemporais que estão sempre presentes no estilo, segundo a Elle, são o xadrez e a camuflagem militar. Peças desses modelos costumam estar ligadas a demonstrar atitude e confiança.

Quanto aos acessórios, alguns favoritos atemporais também são queridinhos no estilo street, como as meias altas, bandanas, relógios e bonés. Sobre novas tendências, a revista Vogue aponta algumas como as maxi bolsas de crochê, vistas como apostas nas ruas.

Essas bolsas costumam ser um pouco mais grossas e mais fechadas, para evitar que itens como batons escapem nos espaços da costura. O material usado nessas novas queridinhas de outono e inverno é o fio de malha de diferentes cores e tipos.

Elas dão um toque artesanal ao look e podem ser compostas por diversos acabamentos como fivelas e botões.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário