NEWSLETTER
TENCEL™ apresenta Iniciativa de Reciclagem de Fibra
O Grupo Lenzing, um dos principais produtores globais de fibras especiais à base de madeira, apresentou a fase inicial da “Iniciativa de Reciclagem de Fibras” da TENCEL™ ao lado de seus valiosos parceiros industriais, Artistic Milliners do Paquistão, Canatiba do Brasil e Textil Santanderina da Espanha. Dedicada a impulsionar a circularidade na indústria têxtil global, a nova iniciativa começa com a produção de tecidos denim derivados de fibras de lyocell da marca TENCEL™ recicladas mecanicamente. Com o uso de resíduos de lyocell pré-consumo em escala comercial, a iniciativa redefine o futuro circular de uma indústria de denim sustentável globalmente.
“Marcas e consumidores contam conosco para liderar a mudança em direção a uma cadeia de valor industrial mais sustentável”, disse Tuncay Kılıçkan, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Globais, Denim, da Lenzing. “À medida que buscamos constantemente maneiras de melhorar a circularidade em vários componentes da indústria têxtil, nossos parceiros de longa data da cadeia de valor com ideias semelhantes descobriram de forma inovadora a reciclagem mecânica das fibras TENCEL™ Lyocell na produção de denim. Embora esse conceito ainda seja relativamente novo para a indústria em geral, o desenvolvimento da “Iniciativa de Reciclagem de Fibra” da TENCEL™ visa promover os benefícios e liberar todo o potencial do novo tecido circular.”
Transformando o futuro do denim com fibras TENCEL™ Lyocell recicladas mecanicamente
A fase inicial da nova circularidade destaca a busca contínua por produção de denim sustentável e inovação da Lenzing e de suas fábricas parceiras, uma vez que respondem a um apelo comum por sustentabilidade, circularidade e transparência na cadeia têxtil de valor global. Isso é impulsionado por uma demanda crescente de consumidores que buscam opções de produtos mais sustentáveis e circulares.
“A circularidade do denim é inegavelmente o presente e o futuro inevitável do denim”, disse Baber Sultan, diretor de pesquisa, produto e tendência da Artistic Milliners. “Vimos uma adaptação mais ampla da reciclagem mecânica além dos têxteis, principalmente nas indústrias de papel e construção. Considerando a alta tenacidade das fibras TENCEL™ Lyocell, há uma vantagem para aumentar o conteúdo reciclado enquanto produz tecidos de maior qualidade. O novo tecido tem muito potencial nos mercados globais, especialmente com a nostalgia do Y2K e outros looks vintage. O efeito clássico de sal e pimenta realmente floresce com fibras mecanicamente recicladas TENCEL™ Lyocell, junto com aquela estética de denim neppy.”
As fibras virgens TENCEL™ Lyocell são conhecidas por seu processo de produção de circuito fechado ambientalmente responsável, que transforma polpa de madeira de origem sustentável em fibras celulósicas com alta eficiência de recursos e baixa emissão de carbono. As fibras TENCEL™ Lyocell recicladas mecanicamente adicionam características de sustentabilidade ao tecido denim, pois não requer o uso de água ou produtos químicos.
“As fibras mecanicamente recicladas TENCEL™ Lyocell são ideais para denim”, disse a equipe de desenvolvimento de produtos da Canatiba. “Ao contrário do algodão, o novo tecido mantém suas características em relação às fibras virgens, mantendo o comprimento, a resistência e todas as propriedades físicas, além de ser super macio ao toque. Vem de um processo totalmente limpo e sustentável que não envolve consumo de água ou produtos químicos. No Brasil, as fibras de lyocell recicladas mecanicamente têm um forte potencial de escala entre grandes marcas e lojas de departamento.”
Habilitando possibilidades infinitas para denim sustentável
Os tecidos produzidos com fibras TENCEL™ Lyocell recicladas mecanicamente apresentam uma estética “próxima ao algodão”, mantendo as principais características das fibras TENCEL™ Lyocell, como respirabilidade, caimento suave, toque suave na pele e conforto duradouro.
“Acreditamos que o futuro da indústria têxtil passa pela sustentabilidade e pela circularidade, que também podem garantir a sobrevivência do denim”, afirma José Antonio Mazorra, Gestor de Responsabilidade Social Corporativa da Textil Santanderina. “A consciência de reduzir o impacto ambiental em nosso setor está crescendo, especialmente com as tendências da indústria de economia circular e práticas de produção sustentáveis. Espero que a inovação e as melhorias tecnológicas em torno da circularidade, incluindo as fases de coleta, seleção e reciclagem, resultem em uma maior necessidade de fibras celulósicas recicladas mecanicamente”.
As fibras também são identificáveis nos produtos finais, garantindo a rastreabilidade e transparência dos processos produtivos. Com a capacidade de ser rastreada até suas fontes, o uso de fibras mecanicamente recicladas TENCEL™ Lyocell pode ser documentado e verificado, garantindo maior responsabilidade e transparência na cadeia de suprimentos
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER