NEWSLETTER
Se a moda é comunicação e expressão, o figurino do filme Pricilla mostra muito bem como essa linguagem pode ser usada pelos personagens. Dirigido por Sofia Coppola, o roteiro é baseado no livro “Elvis and me“, escrito por Priscilla Presley em 1985. O longa estreou em 26 de dezembro e tem levado muitas pessoas ao cinema para ver a história de Priscilla e Elvis Presley.
O responsável pelo figurino do casal fashionista é Stacey Battat, que já trabalhou com a diretora Sofia Coppola em Bling Ring – A Gangue de Hollywood. Os tons de rosa suave, o ar melancólico e um mood bem feminino retratam as memórias de Pricilla com sensibilidade e doçura. Por outro lado, Elvis tem um certo exagerado, é espetacular e teatral.
A história passa nos anos 1960 a 70. A atriz Cailee Spaeny vive a personagem Pricilla, enquanto Jacob Elordi, está na pele de Elvis.
Somente o guarda-roupa da protagonista contou com mais de 120 looks. Isso porque o figurino do filme Pricilla é como instrumento para endossar a narrativa. A vestimenta acompanha não só a história da moda e as tendências de uma época, assim como o desenvolvimento e formação da protagonista. São diferentes versões de Priscilla – da jovem de 14 anos que morava na Alemanha Ocidental, à mulher madura que acolhe e que vive sua história pós-divórcio.
No total, o longa foi rodado em 30 dias – o que é considerado um curto período para uma produção dessa dimensão. Por isso, a equipe de figurino fez um planejamento detalhado para cumprir o cronograma. Começaram por uma pesquisa profunda, buscando informações e referências em revistas e publicações da época.
É impressionante acompanhar as transformações visuais que a personagem passa. O figurino do filme Priscilla carrega o peso de, ao mesmo tempo, retratar as particularidades da personagem e contextualizar os anseios de uma geração. “Ela sentia a pressão para ser a mulher ideal daquela época, com o cabelo e a maquiagem perfeitos. E não conseguia expressar as suas necessidades”, conta Coppola, em entrevista à ELLE.
No entanto, os desejos abafados de Priscilla acabam virando uma marca registrada. Seja por meio dos cabelos pretos e volumosos ou os olhos marcados com um delineado intenso. Longe de spoilers, mas com o passar das cenas, os espectadores vão descobrir que, mais do que um reflexo de sua personalidade, esses elementos também eram exigências de Elvis.
Além de Stacey Battat, o figurino do Filme Pricilla também conta com outros nomes de peso. A Chanel, grife a qual Sofia Coppola já estagiou e hoje é embaixadora, desenhou e reproduziu o vestido de noiva da cena do casamento. Entretanto, os looks de Elvis são de grande parte da Valentino, assim como as peças de malha usadas em Jailhouse Rock.
E por falar nele, o figurino do rei do Rock é lembrado por trajes excêntricos e marcantes. De acordo com Stacey Battat, os looks do personagem Elvis representa a forma como Priscilla o enxergava, como a esposa que o conhecia na intimidade, despido de todos os artifícios da persona pública.
*Imagens retiradas no Pinterest.
O lançamento de séries e filmes nos streamings em janeiro 2024
O figurino gótico e moderno da série Wandinha
O deslumbrante figurino de Kristen Stewart no filme Spencer
Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER