NEWSLETTER
5ª edição do Indigenas.BR
O Brasil tem 1,7 milhão de indígenas. São 305 povos, presentes em 86,7% dos municípios brasileiros, e falantes de mais de 200 línguas. Para criar pontes e diálogos com a pluralidade desse universo repleto de simbologia, acontece a 5ª edição do Indigenas.BR – Festival de Músicas Indígenas, evento realizado pelo Centro Cultural Vale Maranhão, que acontece de 9 a 12 de agosto e traz em sua programação cantos, histórias, ancestralidades, diferentes tradições sonoras e perspectivas estéticas, além de materiais inéditos de artistas de todo o Brasil.
Com curadoria de Djuena Tikuna e Magda Pucci, a quinta edição do Festival apresenta dois documentários inéditos, produzidos pelo CCVM: Os Warao de Upaon-Açu, dirigido por Priscila Tapajowara e Carlos Magalhães, e Wyty: Os cantos de resistência Gavião Pykopjê, dirigido por Djuena Tikuna, Diego Janatã e Vinicius Berger. O primeiro acompanha os Warao, povo originário da região do Delta do rio Orinoco, na Venezuela, que desde 2019 vive na Grande Ilha de São Luís, principalmente na cidade de São José de Ribamar. O segundo apresenta um dos ritos de iniciação responsáveis por manter viva a tradição Gavião Pykopjê de cantos como herança para as novas gerações, para que se mantenham sempre em alegria.
Os filmes, que serão exibidos nos dias 10 e 12 de agosto, às 20h, levam parte do evento para todo o Brasil, com a possibilidade de acesso ao conteúdo pelo Youtube do Centro Cultural Vale Maranhão (www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao) por tempo ilimitado.
Além disso, ocorrerão apresentações, oficinas e momentos de troca de saberes entre lideranças espirituais de diferentes povos e, também, entre artistas da cena musical contemporânea indígena. “A cada edição do festival Indigenas.BR, galgamos mais espaço de representatividade e voz ativa para as diversas etnias que sustentam cotidianamente a cultura e preservação do país. O espaço do festival coloca em evidência outras formas de existir pautadas na manutenção da vida. O encontro tem ganhado importância para o avanço das pautas indígenas e para a formação de um novo olhar sobre a diversidade, sustentabilidade e originalidade da cultura, entre outros aspectos urgentes que apontam para o futuro”, conta Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER