fbpx

6 mil alunos do Rio são beneficiados em projeto

6 mil alunos do Rio são beneficiados em projeto

Por iniciativa do Parceiros da Educação Rio, cerca de 20 escolas da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro recebem, a partir de 4 de maio, o projeto “Lá Vem História” – Arte e Cultura nas Escolas.

As atividades, que acontecem até novembro de 2023, beneficia cada escola com duas mediações de leitura e uma oficina de artes ou musical por semana, além de três eventos culturais ao longo deste ano. São beneficiados 6.523 alunos da educação infantil e ensino fundamental que estudam em escolas municipais do Rio, na Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste.

A proposta é inserir os alunos na prática da escuta e improvisação textual a partir de contos populares e autorais. O programa começa com o show “Yeté”, que significa água da chuva em guarani, do músico Paulo Bi em duo com o percussionista Léo Cortez. O espetáculo carrega 50 min de ludicidade, humor e diversidade de ritmos com canções como “Cantiga do Sapo”, “Ponto de Oxum”, a canção de ninar do povo Juruna “Yaita”, e a tradicional canção marroquina sobre a chuva “Achta Ta Ta”, mesclando música autoral, folclórica e de outros autores.

Outro grupo convidado é o Tapetes Contadores de Histórias, que em 2023 celebra 25 anos dedicados à arte de contar histórias e vai compartilhar seus contos nas instituições educacionais, entre os meses de maio e junho. Com seus tapetes tridimensionais, pergaminhos bordados, livros de pano e painéis feitos à mão, a cada encontro, os alunos têm contato com diferentes textos literários para analisar elementos simbólicos, jogos de linguagem e as conexões entre escola, comunidade e realidade pessoal.

Ao fim do circuito de oficinas estima-se desenvolver com as crianças: estabelecer contato lúdico dos alunos com a literatura escrita e oral (nacional e estrangeira), desenvolvendo o repertório cultural; desenvolver a capacidade da escuta, produção oral e escrita de textos; promover a construção paulatina de uma ética nas relações interpessoais e comunitárias; estimular a prática da leitura e das artes (teatro, artes visuais, música) pela comunidade escolar, focando especialmente nos artistas da comunidade onde a escola está inserida; e fortalecer a estima pessoal e comunitária através da arte.

O projeto “Lá vem História” – Arte e Cultura nas Escolas está aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. O projeto é apresentado pela Caixa Capitalização e conta com o patrocínio da Aliansce Sonae + br Malls, do BTG Pactual e da JGP e é realizado pela Associação Parceiros da Educação RJ e o Ministério da Cultura.

Mais informações no site: https://parceirosdaeducacaorj.org.br/

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário