NEWSLETTER
70% das empresas brasileiras devem investir em IA em 2023
A tecnologia impacta diariamente a vida das pessoas. Os avanços tecnológicos trouxeram novas formas de consumir, e consequentemente impulsionaram novas formas de modular ações e estratégias nos negócios, para atender a demanda e manter a relevância.
Fato é que, hoje, a Inteligência Artificial faz parte do cotidiano das empresas e dos consumidores. E por mais que seja um assunto que progressivamente ganha corpo, já faz parte da rotina como uma ferramenta inovadora e estratégica que amplia alcance e resultados.
Dados da pesquisa de mercado Global AI Adoption Index 2022 revelou que a adoção global de IA cresce em todo o mundo e que esse aumento se deve ao fato das empresas reconhecerem o valor da tecnologia e por isso investem em sua transformação digital.
No Brasil, de acordo com o estudo, a adoção está sendo impulsionada por avanços que tornam a inteligência artificial mais acessível às empresas (56%), enquanto que (48%) do crescimento dessas organizações está relacionada a aplicativos de negócios padrão e (39%) a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave.
“As empresas estão passando a compreender a necessidade de aperfeiçoar a eficiência, produtividade e qualidade dos processos utilizando essa tecnologia, pois os benefícios da aplicação de estratégias de IA nos negócios são inúmeros e não podem ser deixados de lado. É importante também que as empresas entendam que, mais do que entrar numa corrida para se ajustar às novidades, adotar o uso da inteligência artificial deve ser algo feito com planejamento, com estratégia, garantindo a sustentabilidade dos processos e a ética na aplicação”, explica Leonardo Ikeda, Diretor de Delivery da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital.
“A Inteligência artificial basicamente combina Big Data (grande volume de dados) e algoritmos. E esta combinação possui um potencial poderosíssimo para as companhias, independentemente do porte delas. A partir do uso da IA, é possível otimizar processos, aperfeiçoar a experiência do cliente e a comunicação com colaboradores, aumentar a segurança, ler dados, interpretar informações por meio de sistemas de aprendizado, detectar padrões… São muitas as possibilidades, o que a torna uma ferramenta de grande importância para os negócios”, pontua Ikeda.
Com um cenário cada vez mais mergulhado nas possibilidades da inteligência artificial – e com os números e prognósticos em alta – e nas soluções que ela apresenta, o momento é de aposta, segundo Ikeda. “Os gestores e executivos têm buscado mais informações e passam a enxergar o potencial da Inteligência Artificial como uma eficiente ferramenta estratégica para aprimorar seus processos. Apesar de uma certa desconfiança ainda estar presente em relação ao tema, é hora de apostar na revolução proporcionada por essa tecnologia”, conclui.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER