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ClosetBoBags lança o primeiro Hub de Re-Fashion do Brasil

Localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro, espaço físico da marca criada pela empreendedora Bel Braga busca estimular o hábito do compartilhamento, consumo consciente e moda circular com formato omnichannel.

“A criação de um hábito é uma tarefa árdua. O discurso virar realidade também passa por esse hábito ser prático. O nosso ponto físico pretende ser um espaço para educar e tangibilizar novas possibilidades de acesso, fruto de um trabalho que venho liderando há 12 anos. É um projeto que nasceu e ganhou proporção a partir da dimensão do mundo digital, materializado agora no físico, onde as pessoas poderão se aproximar ainda mais do real conceito de moda circular. Temos orgulho de ter criado e estarmos difundindo uma nova forma de consumo: experimentar e comprar o que couber não só no seu corpo, mas na sua vida. Nossa missão é ajudar marcas e pessoas a participarem dessa economia circular, estimulando o compartilhamento e buscando uma alternativa consciente, inteligente e mais sustentável. Quem quiser fazer parte desse sonho de viver a moda de uma forma diferente, poderá experimentar, conhecer e entender esse consumo com outros sentidos.” (Bel Braga)

No dia 11 de novembro, o Rio de Janeiro se tornará o local a receber, por três meses, o primeiro Hub de Re-Fashion do Brasil. A ClosetBoBags inaugura em Ipanema um espaço com cerca de 550m², mais de 2.000 produtos expostos, curadoria exclusiva e novidades toda semana. Hoje, a loja online possui cerca de 400 produtos novos por mês – entre roupas, bolsas e acessórios – e parte dessas novidades irá alimentar o ponto físico. Nesse período, serão circulados 4 mil produtos pelo espaço, proporcionando o acesso a marcas como Chanel, Gucci, Bottega Veneta, Jacquemus, Animale, NK e muito mais. O hub marca o encontro do digital com o mundo físico, proporcionando uma moda circular Omnichannel. As clientes terão a possibilidade de ver, experimentar e “fazer o checkout” das peças nos computadores espalhados pelo espaço, com todo auxílio.

Podem ainda experimentar e agendar aluguéis futuros, comprar second hand, alugar e receber em casa, deixar seus closets para análise, contar com time de consultoras de moda para ajudar a montar seus looks com curadoria apurada e muito mais. Visto que usamos 20% das nossas roupas 80% do tempo, o hub da ClosetBoBags chega para mostrar que não precisamos ter em casa tudo o que compramos.

“O ClosetBobags hoje é um ecossistema de pessoas, marcas, artesãos, costureiras… O nosso ponto físico se propõe a ser um hub, um espaço de experiência. Re-Fashion por literalmente fazermos uma re-moda, uma revisão, uma releitura do melhor que já existe, acelerado pela tecnologia, que nos permite criar um efeito de rede e, por isso, um hábito, uma nova forma de ver e interpretar o consumo de moda.”, explica Bel.

Durante toda a temporada o espaço irá promover conversas sobre temas como novos hábitos, economia e moda circular, tecnologia, inovação, empreendedorismo feminino, educação financeira. No calendário, que em breve poderá ser acessado pelo site oficial, já estão confirmados papos com nomes chave do mercado da moda, como Marina Caruso, Lara D’Avila e Teresa Lustosa. Além disso, o hub contará com uma fachada inovadora, criada pela arquiteta Juliana Neves, coberta por paetês que serão doados para upcycling, estrutura de andaimes aproveitados de obras e manequins reutilizados. Com cenografia a cargo de Daniela Teixeira e Alexandre, o hub será um lugar único, em um endereço especial, que se propõe a incentivar uma nova forma de consumo para os cariocas e quem mais visitar a cidade nessa época do ano.

Visando substituir a escassez pelo acesso, o ClosetBoBags é uma plataforma de curadoria para aluguel e compra de itens de moda que tem como pilares a tecnologia e o atendimento. Hoje, a plataforma se consolida como um closet na nuvem para sua comunidade de mais de 150 mil pessoas. O modelo de negócios desta plataforma gera impactos socioambientais em grande escala, reduzindo trocas e devoluções, lixo e emissão de poluentes com a fabricação de novos itens que, na maior parte do tempo, permaneceriam ociosos.

“O que hoje alguns chamam de revolução, para mim começou há mais de 10 anos quando comprar e acumular deixou de fazer sentido na minha vida. Trocar a posse pelo acesso, por uma vida com experiências ricas, é a visão base dessa empresa, que hoje é um sonho compartilhado com uma série de pessoas que se juntaram a esse propósito”, destaca a empreendedora.

Bel sempre foi apaixonada por garimpar de forma minuciosa os brechós pelo mundo e pelo mercado ‘second hand’. Desses anos de pesquisa empírica, nasceu um dos pilares da BoBags: a curadoria atenta. O #closetbobags vai além do óbvio e traz peças vintage de colecionadores, peças atuais e super desejadas das coleções de grandes designers, peças artesanais, novas marcas, apostas internacionais e nacionais. Para a Bel, o olhar de curadoria é o que importa e não a grife. O ClosetBoBags é um ecossistema que permite que marcas e pessoas circulem seus closets via aluguel ou venda e, do outro lado, pessoas acessem itens de qualidade e comprem o que quiserem ter para sempre e forem usar muito.

“Se antes eu me sentia incompreendida, hoje pertenço a um lugar. Encontrei meus pares, meu lugar no mundo e o verdadeiro significado de viver e trabalhar com propósito. Tenho muito orgulho da coragem que essa empresa tem. ClosetBoBags é real e transforma o mercado. Foi pioneiro e somos desbravadores, sem medo de desafios, mesmo quando ninguém acreditava no que estávamos fazendo.” – fala Bel.

CONECTANDO PESSOAS E GRANDES MARCAS

Além do alcance B2C, o ClosetBoBags criou o relacionamento B2B. Marcas como Animale, Lunetterie, Catarina Mina, Carol Nolasco, Isa Bahia, A-Aurora, entre outras, já fazem parte do acervo das peças disponíveis na nuvem da BoBags e também estarão no hub.

“Nós entendemos que a pandemia acelerou esse olhar das marcas para iniciativas além, o olhar ESG e vontade dos consumidores de verem as marcas aderindo a esse novo mundo, de acessá-las de uma forma diferente. Percebemos que nós podemos ser esse elo: tanto em nosso próprio canal – já plugamos produtos de diversas marcas e, além disso, estamos agora nos posicionando no mercado B2B – conversando com algumas delas para sermos a tecnologia e operação por trás de seus canais de moda circular. Nossa plataforma virou uma solução white label para ajudarmos marcas a se inserirem em uma moda mais sustentável de forma mais “autoral”, e com base no compartilhamento, que está no nosso DNA.” – explica Bel.

HISTÓRIA E PROPÓSITO

Foram mais de 10 anos criando o ClosetBoBags. Para Bel, o negócio surgiu como uma consequência natural de um chamado muito forte, combinado a habilidades totalmente distintas e que a traziam sempre a sensação de ser um “peixe fora d’água“. Bel começou trabalhando com estratégia, branding, agência. Passou por moda, foi executiva de empresa de grande porte e, ao mesmo tempo, estudou marketing, moda, pós de cinema e MBA.

Passou por instituições renomadas dentro e fora do Brasil, como FGV, IBMEC, FIT e NYU. “Fundar a BoBagS foi mais do que atender a um chamado, foi criar um novo hábito de consumo no mercado. À frente do tempo, trouxemos a possibilidade de usar, testar e experimentar não apenas o ‘luxo tradicional’, mas também os novos e irreverentes designers que sequer desembarcaram em solo brasileiro, designers brasileiros que já surgem nessa ‘nova economia’ e dar espaço para marcas entrarem em nosso mundo de moda circular.”, ressalta a empresária.

“Se hoje tenho uma rede mais forte, em 2013, quando larguei as “certezas” para embarcar na incerteza e montanha russa que é empreender, eu era apenas uma pessoa com um sonho e sentimento muito forte de que deveria seguir esse caminho. E me preparar. Fiz MBA, lia todos os livros que podia e passei um ano e meio fora do Brasil em uma aventura de capacitação”, conta Bel. A empreendedora embarcou, junto com o marido, seu único ponto de apoio à ideia na época, em uma jornada de descobrimento e conhecimento no Vale do Silício. Estudou sobre empreendedorismo, sharing economy, tecnologia, programação e tudo o que poderia ajudar a construir o negócio.

Em 2018, ainda com pouco investimento, criaram o equivalente a mais de R﹩20 milhões em poder de compra para os clientes gastarem em experiências, bem-estar e, ao mesmo tempo, acessando itens que desejavam e sonhavam, pelo tempo que quiserem. “Segundo uma pesquisa recente da plataforma Thred-Up, 70% das pessoas compram itens que irá usar uma só vez, junto ao fato de comprarmos 60% mais roupas que há 15 anos.

As consequências são, por exemplo, o descarte semanal de 15 milhões de peças de roupa em Gana, na África. Estamos vendo toneladas de roupas usadas serem descartadas em países pobres para dar vazão ao nosso volume de consumo de itens que terão muito pouco uso antes de virarem lixo. Dito isso, o mesmo relatório projeta que 13% do armário das mulheres será second hand e 4% de itens alugados em 2028. Criamos uma plataforma que permite que você use melhor o que tem, invista em peças certeiras e que dê um novo destino, via compartilhamento, ao que não usa”, afirma Bel.

NÚMEROS E TENDÊNCIA DE MERCADO

O ClosetBoBags é uma plataforma de curadoria para aluguel e compra de itens de moda que tem como pilares a tecnologia e o atendimento. Hoje, a plataforma se consolida como um closet na nuvem para sua comunidade de mais de 150 mil pessoas. O modelo de negócios da plataforma gera impactos socioambientais em grande escala, reduzindo trocas e devoluções, lixo e emissão de poluentes com a fabricação de novos itens que, na maior parte do tempo, permaneceriam ociosos.

“Queria comprar uma bolsa Goyard, modelo Anjou. Porém, o fato de envolver um investimento alto – em torno de R﹩10 mil – me deixava insegura com a compra. Trabalho como produtora musical, preciso de bolsas para reuniões bacanas, mas também práticas para viagens, shows…. Será que essa bolsa vale o investimento? Alugar a bolsa antes me deu a chance de testar e comprovar que era a bolsa que eu queria. Voltei na loja e comprei a bolsa, mas segura de que fizera um bom investimento. Não me arrependi da compra. Desde então comecei a fazer uso da plataforma não só como cliente, mas também deixando alguns itens bacanas mas que não estou usando tanto quanto deveria”, relata a cliente Fernanda Mello.

De acordo com pesquisas, o mercado second hand irá girar U$64 bilhões em 2024. No ClosetBoBags, 20% das ofertas de compra viram vendas (a cliente pode fazer uma proposta de valor no item desejado), 70% dos novos negócios são feitos por clientes que retornam satisfeitas, existem 5 mil pessoas em fila de espera por produtos desejo e 15 pessoas já fizeram mais de R$50 mil na plataforma nos últimos 12 meses. Além disso, a marca acaba de superar mais de 1.000 aluguéis por mês. A estimativa é que a marca irá crescer 5 vezes em um período de 12 a 18 meses.

O ClosetBoBags começou o ano de 2021 com 1500 produtos e já alcançou 4.000 no fim de setembro. Estima-se que chegarão a 16 mil produtos em um período de 12 meses.

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Written by: Ana Leichiringue

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