fbpx

Conexão SP/Amazônia: exposição pelo clima em São Paulo

Conexão SP/Amazônia: exposição pelo clima em São Paulo

A exposição Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no dia 25/11. Gratuita, ocorrerá na lateral externa do Anexo do CCBB, propondo uma reflexão sobre a crise climática e a construção de soluções para a humanidade e o meio ambiente usando uma abordagem simples e de fácil entendimento para a democratização do debate.

A programação do Conexão SP/Amazônia integra seminários de comunicação e oficinas ministradas por artistas que dialogam com a agenda do clima. Os ingressos são limitados e podem ser retirados no site e na bilheteria física do CCBB.

Idealizado pelo Novo Acordo Verde, o NAVE e pela plataforma Fervura, o Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima usa a linguagem artística e a ocupação do espaço público urbano, estrategicamente, como ferramenta para amplificar a informação e aproximar o público geral de temas como a crise climática e a construção de soluções necessárias para a humanidade e o meio ambiente superar esse que é o maior desafio da história da humanidade.

Com curadoria de Baixo Ribeiro e Mariana Martins, a exposição Conexão SP/Amazônia transcende as barreiras da linguagem e desempenha um papel fundamental no diálogo com o público sobre a justiça climática e a conexão da realidade da floresta com os centros urbanos e campo, a partir da perspectiva da importância do cuidado com as pessoas, o planeta, a democracia e a paz.

Os painéis reproduzem obras de oito artistas, como Moara Negreiros, a Moka, nascida no Acre e radicada no Amapá, artista visual e designer, e sua xará, Moara Tupinambá, ilustradora, comunicadora e ativista dos direitos indígenas, que vem do Pará. Também do Pará, vai participar a artista visual e diretora de arte Roberta Carvalho. A gaúcha Talita Hoffmann, artista visual, ilustradora e designer gráfica, com três paulistas completa a lista: a artista multidisciplinar Catharina Suleiman, a artista plástica, performática e urbana Erica Mizutani e a artista visual e pesquisadora Soberana Ziza.

Conexão São Paulo-Belém | Créditos: Gabriela Di Bella

Na lateral do Anexo, também serão exibidos em video wall, desenhos e charges de ilustradores como a cartunista Laerte, a artista e cartunista Carol Ito, do artista, cartunista, escritor, roteirista e sócio da Fervura no Clima Caco Galhardo e da ilustradora e cartunista Helô Rodrigues. Já no saguão do prédio sede do CCBB SP, será instalado um painel de arquitetura e urbanismo de grandes proporções produzido pelo premiado internacionalmente estúdio +D, fundado por Pedro Henrique de Christo, com projetos e soluções de urbanismo climático.

Esta programação sucede e dá continuidade à expografia Conexão São Paulo-Belém, realizada ao ar livre na Avenida Doca Souza Franco em Belém durante a Cúpula dos Presidentes dos Países Amazônicos no último mês de agosto, que reuniu o trabalho desses mesmos artistas presentes no CCBB-SP e que foi vista por 1,1 mi de pessoas. Agora, a intervenção acontece no decorrer da 28ª edição da Conferência das Partes, a COP28, que se realiza em Dubai, nos Emirados Árabes. A ideia é transpor e amplificar o debate para a região Sudeste, aproximando essa discussão global ao dia-a-dia das pessoas.

“A cultura tem um papel extremamente importante na comunicação com o grande público sobre a pauta do clima. Se a cultura não abraçar, o assunto não anda. Este momento é como um bolo em crescimento, visando a COP 30, em 2025, que será em Belém, reforçando o protagonismo do Brasil nesta discussão” afirma, Matthew Shirts, cofundador da plataforma Fervura no Clima e co-idealizador da Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima

Durante três dias, o CCBB SP também recebe a agenda do Seminário de comunicação, arte urbana e urbanismo climático, com oficinas, palestras e mesas que permeiam temas como a comunicação climática, arte urbana e urbanismo climático.

Dentre as presenças confirmadas estão o jornalista e fundador do Fervura Matthew Shirts, a Secretária de Estado de Cultura do Pará Ursula Vidal, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) Catherine Otondo, a artista Soberana Ziza, o educador e guardião da tradição da terra indígena do Jaraguá no estado de São Paulo, Mateus Wera, o multiartista Caco Galhardo, os curadores Mari Martins e Baixo Ribeiro, além do professor-titular e diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP Eduardo Neves, do cientista chefe do capítulo brasileiro do IPCC – Painel Intergovernamental da ONU para o clima, o físico Paulo Artaxo, e Pedro Henrique de Cristo, um dos criadores do urbanismo climático e presidente do NAVE – Novo Acordo Verde.

As atividades são gratuitas e com vagas limitadas. Os ingressos podem ser retirados no site e bilheteria física.

Programação

Conexão SP/Amazônia: Ação pelo Clima
Seminário de comunicação, arte e urbanismo climático
Local: Auditório e Teatro
23 a 25 de novembro de 2023
Quinta, sexta e sábado

Intervenção Urbana
Local: Calçadão da Rua Álvares Penteado
25 de novembro a 25 de dezembro de 2023
Todos os dias

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário