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EcoPower oferece franquias a partir de R$ 25,9 mil
Presente em todos os estados brasileiros, a rede de franquias EcoPower, que possui sede em Barretos (SP), estará presente, de 28 de junho a 1° de julho, na ABF Franchising Expo 2023, em São Paulo (SP). Na feira, serão oferecidas opções de franquia para pequenos e grandes empreendedores, com potencial de faturamento de R$ 8 mil a R$ 180 mil por mês.
Em dez anos de atuação no mercado de energia, a EcoPower acumula cerca de 35 mil projetos homologados, 920 mil painéis solares instalados e 440 mil toneladas de CO² deixadas de emitir desde a fundação da empresa, em 2013. Confira informações básicas para se tornar um franqueado:
Investimento inicial
Atualmente, a empresa possui dois modelos de franquia: EcoPower Home e EcoPower Store, que podem ser adquiridos à vista ou de forma parcelada. O valor dos royalties é fixo e custa R$ 400 mensais.
EcoPower Home: R$ 25.900
EcoPower Store: R$ 35.900
Faturamento médio mensal
Pequeno porte: média de 3 projetos por mês, faturamento de R$ 8 mil
Médio porte: média de 15 projetos por mês, faturamento de R$ 30 mil
Grande porte: média de 25 projetos por mês, faturamento de R$ 180 mil
Prazo de retorno do investimento
Pequeno porte: 9 meses
Médio e grande porte: de 9 a 12 meses
Os dados de faturamento médio e prazo de retorno do investimento foram calculados com base no número de projetos vendidos por franqueados da EcoPower. Desse modo, eles variam conforme o nível de maturidade da franquia.
Interessados podem obter mais informações no estande da empresa na ABF Franchising Expo, localizado no Expo Center Norte, Rua A, n° 51. O estande contará com uma experiência imersiva no Metaverso, na qual o usuário poderá visualizar como funciona uma usina fotovoltaica em uma fazenda (projeto solo) e em uma casa (projeto de telhado).
Dificuldades e sonhos
Casados desde a adolescência, os sócios Anderson Oliveira e Náchila Oliveira trabalharam juntos para pagar as contas: ele atuava como eletricista e ela ajudava nas instalações como assistente. Em 2013, o casal começou a empreender em uma sala comercial de 57 m², com três colaboradores e um carro.
Naquela época, a marca recém-criada oferecia soluções para instalações elétricas mais econômicas e vendia materiais, como lâmpadas e acessórios de automação. Após diversos casos de inadimplência dos clientes e cortes de energia na loja, os problemas financeiros pioraram e eles acabaram tendo que vender o carro e a casa.
Para Náchila, o ponto de virada na história veio por uma intercessão divina. “A gente não entendia porque tudo aquilo estava acontecendo, tanta coisa ruim. Já fazia dois anos que a gente tinha a loja no Boulevard dos Coqueiros e sem clientes. No dia seguinte [à missa], apareceu tanta gente que precisamos pedir ajuda aos vizinhos para atender”, relembra.
Anos depois, as coisas melhoraram muito para Náchila e Anderson. O negócio migrou para o segmento de energia solar fotovoltaica e se tornou uma franqueadora em 2019. Até maio de 2023, a empresa contabilizou mais de 350 franquias espalhadas pelo país e espera atingir R$ 1 bilhão em faturamento até o final do ano.
Modelo de negócios
As vendas de projetos fotovoltaicos são feitas por meio dos franqueados, que são treinados e recebem assistência da franqueadora. Até o momento, a empresa já realizou projetos em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e áreas rurais.
No modelo de negócios, a EcoPower fica responsável pelas entregas, instalações e homologações das usinas fotovoltaicas. A empresa também centraliza a solicitação e aprovação de crédito dos clientes, com apoio dos bancos BV, Losango, Santander, Sicredi, SICOOB, Banco do Nordeste, FINAME e Banco do Brasil.
Dentre as vantagens de ser um franqueado, os diretores destacam a estrutura e suporte oferecidos pela EcoPower no processo. “Poder focar somente na operação de venda e pós-venda, faz com que o franqueado tenha mais tempo para trabalhar com a equipe de vendas e a abertura de campo na sua região”, explica.
Segundo eles, para obter sucesso no empreendimento, é importante ter abertura e cultivar o relacionamento com tomadores de decisão, ter proatividade para prospectar e realizar vendas consultivas, além de certa habilidade para gerir os vendedores.
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