NEWSLETTER
Uma das maiores vozes do Brasil, Gal Costa faleceu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. A causa da morte ainda é desconhecida. Ela estava em turnê com o show As Várias Pontas de Uma Estrela, onde interpretava sucessos dos anos 80. No entanto, a cantora estava afastada dos palcos desde setembro, quando precisou retirar um nódulo na fossa nasal direita.
Gal Costa lançou seu último disco “Nenhuma Dor”, em 2021, no qual canta com artistas de diversos estilos, como por exemplo Seu Jorge, Tim Bernardes, Jorge Dexter e Zeca Veloso. Já sua última apresentação aconteceu no Coala Festival, em São Paulo.
Gal Costa ou Maria da Graça Costa Penna Burgos, nome de batismo, nasceu em Salvador, Bahia, em 1945. A artista perdeu o pai logo cedo, mas sua mãe, Mariah Costa Penna, foi a sua grande fã e incentivadora.
A cantora fez sua estreia no mundo da música na inauguração do Teatro Vila Velha em Salvador em 1964. O espetáculo “Nós, Por Exemplo”, reuniu além de Gal Gosta, Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé, entre outros.
Entretanto, sua primeira gravação em disco foi no álbum de estreia de Maria Bethânia (1965). Três anos depois, Gal Costa participou do disco “Tropicália ou Panis et Circencis” onde saiu seu primeiro grande sucesso solo, a canção “Baby”, um clássico da música brasileira.
London London, música composta por Caetano Veloso durante seu exílio em Londres, foi gravada pela artista em 1970. Portanto, Gal virou a porta voz dos amigos enquanto eles estavam exilados.
Fa-Tal, álbum ao vivo de 1971, é considerado um dos marcos de sua carreira. O show foi filmado na integra, mas nunca divulgado. Em 2017, o documentário O Nome Dela É Gal contém trechos da apresentação.
Ela seguiu gravando várias músicas de Gil e Caetano, mas foi incluindo no repertório versos de outros compositores como Cazuza (“Brasil”, 1998); Michael Sullivan e Paulo Massadas (“Um dia de domingo”, de 1985); e Marília Mendonça (“Cuidando de longe”, 2018).
Em 57 anos de carreira, a cantora lançou mais de 40 álbuns e centenas de músicas gravadas com seu timbre de voz potente e cristalino. Gal Costa acumula hoje quase milhão e meio de ouvintes mensais na plataforma do Spotify.
Entre os principais sucessos da carreira estão Baby, Um Dia de Domingo, Chuva de Prata, Meu Nome é Gal, Vapor Barato, Festa do Interior, Cuidando de Longe, Sonho Meu, Não Identificado e Divino, maravilhoso.
Ela deixa o filho Gabriel, de 17 anos, que inspirou o último álbum de inéditas “A pele do futuro”, de 2018. “Está vindo a geração que salvará o planeta”, disse ela ao G1, quando lançou o álbum.
10 fatos relevantes sobre a Rainha Elizabeth
NEWSLETTER