NEWSLETTER
Galeria Vermelho – ARTBO 2023
Entre os dias 23 e 26 de novembro, a ARTBO 2023, Feira Internacional de Arte de Bogotá, um dos mais importantes eventos de arte da Colômbia, reúne galerias, curadores, artistas e o público nacional e internacional no Ágora Bogotá – Centro de Convenções. Com o tema ”Novos espaços, novas realidades”, o público irá vivenciar um modelo de feira boutique, com suas seções habituais, além de duas novas: “Encontros”, espaço de discussão e reflexão com figuras relevantes do setor artístico internacional; e “Design”, composta por espaços e autores que procuram promover a valorização e a compreensão do design como forma de expressão artística e funcional.
Serão mais de 300 artistas e 45 galerias nacionais e internacionais de 14 cidades de todo o mundo, entre elas a Vermelho, única brasileira, que participa do evento com o apoio do Projeto Latitude, realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil.
Em sua 14ª presença na feira, a Vermelho apresentará artistas representados que refletem o programa internacional centrado na américa latina que a galeria nutre há 21 anos. Além disso, levará dois artistas colombianos: Iván Argote e Andrés Ramírez Gaviria, que trabalham em diferentes práticas poéticas e estéticas, mas com um entendimento em comum sobre o diferente como vizinho e do marginal como essencial.
No stand principal, na seção General, a Vermelho mostra obras de André Vargas, Carlos Motta, Chiara Banfi, Iván Argote, Andrés Ramírez Gaviria, Tania Candiani, Claudia Andujar, Marilá Dardot, Rosângela Rennó, André Komatsu e Gabriela Alergaria.
Na seção Sítio, Iván Argote mostra uma instalação da série Señores. A peruana Ximena Garrido-Lecca e a portuguesa Gabriela Albergaria participam da seção Referentes, curada por Julieta González.
Paralelamente à ARTBO, Iván Argote também participa da mostra Sembrar la duda: indicios sobre las representaciones indígenas en Colombia, da Colecciones Banco de la República. Argote exibe Levitate, filme que estreou no Centre Georges Pompidou durante o último Prix Marcel Duchamp, do qual o artista foi finalista. A curadoria é de Sigrid Castañeda, Julien Petit e María Wills Londoño.
Já Nicolás Bacal e Andrés Ramírez Gaviria participam da exposição coletiva Celeste, curada por Maria Iovino, ocupa o LIA (Laboratorio Interdisciplinario para las Artes), com trabalhos que lidam com a dificuldade de representar a realidade física e, consequentemente, tempo e espaço.
Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com mais de 60 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1.800 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.
O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2018 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.
Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a ApexBrasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira. Saiba mais: https://latitudebrasil.com/
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER