NEWSLETTER
Metabolômica, nova disciplina revoluciona a área da saúde
O mundo avança a passos largos para, cada vez mais, tornar mais longeva e saudável a humanidade. Diversos caminhos já foram traçados e, nessa esteira, a metabolômica surge como uma alternativa tecnológica muito avançada.
Mas, o que afinal é isso?
A metabolômica é o estudo dos metabólitos presentes em um organismo, como compostos bioquímicos, hormônios, nutrientes, minerais, fitoquímicos, entre outros. Essa área de estudo fornece insights valiosos sobre a fisiologia, saúde e doença, ajudando a entender melhor os processos metabólicos e identificar biomarcadores para diagnóstico e tratamento.
Já a Nutrimetabolômica, derivada dessa área de estudo, se concentra na análise dos metabólitos relacionados à nutrição e ao metabolismo. Ela busca compreender como os nutrientes ingeridos, absorvidos, transportados c processados a nível celular afetam os processos metabólicos do organismo, e como essas interações podem influenciar a saúde e o desenvolvimento de doenças.
De acordo com o médico e diretor clínico da IonNutri, Dr. Dirceu Mendes Pereira, a metabolômica é o processo final das ciências ômicas que teve início com o Projeto Genoma (2003) tendo a seguinte sequência:
a) Genômica – estuda nosso código genético contido no DNA nuclear; b)Transcriptômica – se dedica à transcrição do código e sua tradução;
c) Proteômica – possibilita a síntese de proteínas no citoplasma mediante um software relacionado ao RNA mensageiro;
d) Metabolômica – é o resultado da utilização das proteínas nas mais diversas vias bioquímicas do metabolismo.
“Enquanto o conhecimento da genômica encerra uma promessa de acontecimento, se o gene for provocado e transcrever o seu código, a metabolômica nos dá informações no momento presente da nossa vida e nos fornece a oportunidade de agir em tempo real mediante correção de estilo de vida e de meio ambiente. Em outras palavras, a genômica não é determinante como se pensava anteriormente, podendo ser modulada pelo nosso estilo de vida particularmente pelos nutrientes”, comenta o especialista.
Segundo o médico, já a nutrimetabolômica fornece uma grande oportunidade de conhecer as vias metabólicas mais importantes que interagem a cada milionésimo de segundo no nosso organismo. “Temos a possibilidade de realizarmos intervenções nutricionais corrigindo disfunções que oferecem riscos de desencadeamento de doenças crônicas não transmissíveis que vão causar um grande impacto na nossa saúde”, conclui o diretor clínico da IonNutri.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER