NEWSLETTER
Mulheres em vagas de TI quadruplicam, segundo BairesDev
A participação de mulheres na disputa por vagas dentro da área de tecnologia quadruplicou durante um período de seis anos, de acordo com um estudo realizado pela empresa de outsourcing de software BairesDev.
Isso significa que a percepção de longa data de que a indústria de tecnologia é predominantemente masculina pode ainda ser verdadeira hoje em dia, mas pode mudar nos próximos anos. Essa é uma das principais conclusões do estudo Women in Tech, o mais recente relatório da BairesDev que se concentra na representação das mulheres no setor de tecnologia. Ele foi realizado com base em cerca de 1 milhão de candidaturas recebidas pela empresa entre 2015 e 2021.
De acordo com a companhia, foi possível identificar uma série de tendências que mostram que as mulheres estão se unindo lentamente, mas de forma constante, à indústria de tecnologia. Iniciativas lideradas por grandes empresas estão aumentando o número de mulheres na área de tecnologia, enquanto o contexto pós-pandêmico está incentivando mais mulheres a se candidatarem a empregos nessa área. Além disso, mulheres de diferentes gerações e com habilidades diversas estão aumentando sua presença no setor.
Entre outras descobertas, estão:
A presença feminina é mais forte na faixa etária dos 20 anos, onde as mulheres representam cerca de 40% do total de candidatos;
Há mais mulheres a partir dos 40 anos se candidatando a papeis de liderança e gerência;
A maioria das mulheres que se candidatam a cargos técnicos têm perfis sêniors nas áreas de web, mobile e testing.
Embora o ritmo em que as mulheres estão entrando na indústria de tecnologia ainda seja lento, esses pequenos passos à frente são um indicador promissor que pode informar as estratégias de contratação para ajudar a diminuir ainda mais a diferença de gênero.
Descubra como e saiba mais sobre essas descobertas no relatório Women in Tech.
.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER