NEWSLETTER
Rolezeiros visitam o Museu do Pontal
A caminho do quarto passeio cultural do ano, o Rolé Carioca deste mês visita o Museu do Pontal, espaço dedicado à arte popular brasileira, com uma coleção que representa o maior e mais significativo acervo dedicado a esta linguagem. O nome do museu é uma referência ao seu endereço antigo, na Estrada do Pontal no Recreio dos Bandeirantes, mas que desde 2021 está localizado na Barra da Tijuca. O museu vai receber os rolezeiros no dia 30 de julho, às 10 horas.
Fundado pelo artista francês Jacques Van de Beuque, o acervo com cerca de 9 mil obras é resultado de mais de 45 anos de pesquisa e é carregado de brasilidade. As criações expressam a cultura cotidiana, festiva, imaginária e religiosa dos espaços urbanos e rurais por todo o território nacional.
O Museu do Pontal é um convite para conhecer mais da estética popular brasileira, com obras de todas as partes do país, que contribuem para a ampliação do olhar sobre a identidade cultural do Brasil. Ao longo do passeio, os professores do Rolé se juntam à equipe do educativo do Museu para compartilhar tanto as narrativas que permeiam as obras e seus autores, quanto sua relação com as regionalidades e com a própria história do Brasil e dos brasileiros.
“É importante pensar a cultura e a arte popular como tradições essenciais da identidade brasileira, entendendo, do ponto de vista da história, a importância dessas representações para construção de uma memória coletiva. O Museu do Pontal é também um espaço que contribui para legitimar a arte popular e para dar notoriedade a artistas suas obras, que expressam tanto as peculiaridades locais quanto evidenciam a diversidade cultural do país”. Amanda Custódio, Historiadora e pesquisadora do Rolé.
A programação inclui intervenções pelas obras adquiridas na década de 1950 e primeira exposição individual com curadoria feminina, a “Roxinha, uma vida de novela”, da alagoana Maria José Lisboa da Cruz. Na sequência, o passeio continua pelas salas de exposição “Novos ares: Pontal reinventado” com obras de artistas nordestinos, o “O Circo Chegou” apresentando os circos como equipamentos culturais, “terra, terra – O Jequitinhonha e suas tradições” expondo a cultura Karajá, entre outros. Artistas já conhecidos do grande público como Mestre Vitalino também compõe o rico acervo.
“Um dos objetivos do Rolé é estimular o fluxo por diferentes partes da cidade, apresentando ou difundindo lugares que contribuem para ampliar nossa percepção da história, memória e cultura. O museu do Pontal é certamente uma dessas preciosidades da cidade, que sem dúvida, vale dar um Rolé!” Isabel Seixas, idealizadora do projeto.
O passeio é gratuito e o ponto de encontro é nos jardins do Museu do Pontal, mas dessa vez, o Rolé vai abrir, na semana do passeio, inscrições para a visita. Serão 150 vagas oferecidas, e dessas, 40 poderão ir até o Museu com um ônibus oferecido pelo projeto. Para garantir uma vaga, é preciso ficar atento ao instagram do projeto: www.intagram.com/rolecarioca
Serviço
Gratuito – livre de inscrições
Rolé Carioca pelo Museu do Pontal
Data: 30/7
Horário: 10h
Local: Museu do Pontal
Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22790-711
Como participar
Serão 150 vagas oferecidas, e dessas, 40 poderão ir até o Museu com um ônibus oferecido pelo projeto. O link para a inscrição quanto para garantir a vaga no ônibus ficará disponível a partir de 24 de julho no Instagram do Rolé (www.intagram.com/rolecarioca)
A edição de 2023 do Rolé Carioca conta com o patrocínio da Petrobras e White Martins, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução; patrocínio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e copatrocínio da Estácio em parceria com o Instituto Yduqs, e da First RH Group.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER