fbpx

Universo Karnal deste sábado faz um mergulho na sofrência de Roberta Miranda

No episódio sobre amor e relacionamento, Leandro Karnal entrevista a cantora romântica, que revela: “Nunca fui feliz no amor.”

Por que o amor é capaz de desorientar as mentes mais geniais? O programa ‘Universo Karnal’ deste sábado, dia 11 (23h), na CNN Brasil, sai em busca de uma resposta para a pergunta feita pelo filósofo Arthur Schopenhauer. O historiador Leandro Karnal fala do amor que move montanhas, mas também fere corações.

O episódio ‘Amor e relacionamento’ mergulha no mundo da sofrência, com a cantora Roberta Miranda, famosa pelas músicas românticas, que falam de paixão e traição. “Sofrência” é a junção das palavras “sofrimento” e “carência”, bem ao contrário do amor ideal. “Eu até busco esse tipo de amor, essa calmaria, que é difícil”, revela a cantora. Ela confessa que nunca foi feliz no amor, que foi uma “pessoa terrível”, com várias paixões ao mesmo tempo, mas quando se decidiu por alguém não teve reciprocidade. “Para mim, o amor é o lado mais brando da paixão, aquela calmaria, é o amor amigo, é o amor companheiro”, define ela.

A entrevista teve como cenário o Museu de Contemporânea de São Paulo, onde Karnal analisa obras que falam de amor e perdão.

Inspirado no sentimento que move a humanidade e é tema de livros, peças de teatro, filmes e programas de TV, Leandro Karnal tenta responder à pergunta feita pelo filósofo Platão há mais de 2.400 anos: Por que as pessoas se apaixonam?

Outra entrevistada do ‘Universo Karnal’ desta semana, a psicanalista Maria Homem, pesquisadora do Núcleo Diversitas da USP e professora da FAAP, afirma que a crença de que amor é dor está sendo desmontada. “É falsa essa matemática”, diz ela. A especialista explica o que o mito da alma gêmea pode ser explicado pela “sensação de completude”. Segundo ela, o amor é profundamente narcísico, porque “quando eu digo ‘eu te amo’, o que eu tou dizendo é ‘ eu amo a dupla perfeita completa, maravilhosa que nós somos’”.

Leandro Karnal ainda encara um desafio inédito em sua carreira: celebrar um casamento. Será que ele consegue?.

’Universo Karnal’ vai ao ar todos os sábados (23h), com reprise no domingo (23h15)

Confira também:

Fique por dentro das novidades e dicas de moda e beleza com o #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Beatriz Costa

Deixe um comentário