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5 práticas Omnichannel: confira essa tendência

5 práticas Omnichannel: confira essa tendência

Investimento em omnichannel já representa 41% dos aportes das empresas com a transformação digital

Oferecer uma experiência de compra integrada e consciente em todos os canais de vendas e comunicação é essencial para os varejistas nos dias de hoje. De acordo com o estudo Transformação Digital de Varejo e Consumo, publicado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com Oasis Lab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital em seus negócios. O levantamento mostra que o omnichannel (41%) é um dos principais investimentos.

“A adoção de uma abordagem omnichannel pode ser desafiadora para as empresas, mas também é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e fidelizar clientes”, afirma Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, empresa especialista em inovação para o varejo.

Com amplo conhecimento do mercado, Dias pontua em 5 itens o que é essencial para as empresas que querem se consagrar dentro do omnichannel. Confira:

1- Desenhe a trajetória do cliente
Identificar os canais e pontos de contato que os clientes utilizam, bem como suas expectativas em relação a cada um deles, permite que os varejistas personalizem suas estratégias e ofereçam uma experiência mais próxima das realidades do cliente.

2- Consolide o estoque
Uma experiência omnichannel requer a capacidade de permitir que os clientes comprem e recebam seus produtos em diferentes canais, como lojas físicas, e-commerces e marketplaces. É importante ter uma visão 360º do estoque em todos esses canais e, por isso, soluções de gestão são o que garantem aos varejistas uma entrega de qualidade. “O oferecimento de soluções completas e integradas em um único lugar, proporciona uma experiência omnichannel que os varejistas precisam”, afirma Andrei Dias.

3- Invista em tecnologia
Uma experiência de compra integrada está diretamente relacionada à utilização de tecnologias adequadas. As soluções tecnológicas permitem o compartilhamento de dados entre os diferentes canais, facilitam a personalização da experiência do cliente, possibilitam o rastreamento do histórico de compras, fornecendo informações valiosas para aprimorar a experiência.

4- Instrua sua equipe
Oferecer treinamentos e recursos para capacitar os colaboradores do varejo, garantindo que eles estejam preparados para lidar com as demandas dos clientes em cada canal de vendas e comunicação, também é uma boa prática. Afinal, uma pesquisa da Harvard Business Review – HBR, levantou que a falta de capacitação dos funcionários, um atendimento inadequado e a necessidade da insistência até obter auxílio da empresa são os principais motivos da insatisfação do cliente. Ou seja, a necessidade de um bom treinamento dos funcionários e de uma acessibilidade maior na hora de possíveis problemas são extremamente importantes para garantir o sucesso da venda.

5- Avalie os Dados
É fundamental medir o sucesso da estratégia omnichannel para uma otimização contínua. Através de indicadores, como taxa de conversão, tempo de resposta e satisfação do cliente, os varejistas podem identificar ajustes estratégicos ao longo do tempo.

 

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Written by: Lucas Nóbrega

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