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Data mining e marketing digital: quais as vantagens?

Data mining tornou-se fundamental para marketing digital, pois traça oportunidades e encontra problemas com facilidade

Quem está antenado nas novas tendências de negócios vinculados à tecnologia, já deve ter escutado falar a respeito do data mining (ou mineração de dados, traduzindo para o português). Esse processo está cada vez mais comum na gestão de negócios e empreendimentos no geral, e, basicamente, ele veio para facilitar os processos de trabalho e diminuir riscos na tomada de decisões.

Afinal, o que é data mining?

Basicamente, o data mining nada mais é do que o processo de mineração de dados para ser usado em identificação de padrões, correlações ou anomalias dentro de uma base de dados muito grande. Isso permite uma análise mais aprofundada de oportunidades, testes de hipóteses e solução de problemas.

O nome, mineração de dados, vem da ideia de mineração de minerais no solo. Isso porque, quando há a exploração de uma mina de ouro, por exemplo, é sabido que há pouca quantidade de ouro em relação a todos os tipos de rocha presentes na mina. E é a mineração que permite identificar o metal em si. Da mesma maneira, é com o data mining que você poderá extrair as informações que realmente são relevantes para o seu negócio.

É na mineração de dados que as ações e decisões do seu negócio poderão se basear, visto que os dados processados dão respostas baseadas em fatos e geram insights para melhorar uma determinada situação ou indicadores. Isso, na prática, ajuda na hora de calcular investimentos, na hora de mudar alguma estratégia ou de motivar ações para resolver um problema. Trata-se de uma maneira de analisar os dados com mais precisão e menos gargalos para preparar bases e tratar dados, ganhando tempo para investir nas análises e nos insights em si.

Para conseguir processar esses dados, é necessário preparar algoritmos aplicados em inteligência artificial e machine learning. No caso, o data mining precisa dessas ferramentas para minerar os dados em si, pois é uma atividade para reduzir tempo e esforço para trazer a análise dos dados. Para isso, é necessário ter profissionais competentes que tenham conhecimento nessas tecnologias para saber como montar algoritmos e fazer a curadoria do aprendizado da máquina.

Quais os benefícios do data mining para o marketing digital?

O processo de data mining é bastante útil nas mais diversas áreas de atuação das empresas. Isso faz com que as organizações procurem mais profissionais do setor de tecnologia, como os formados em análise e desenvolvimento de sistemas, por exemplo.

No que diz respeito ao marketing digital, a aplicação criteriosa do data mining não só representa uma vantagem competitiva, mas também uma resposta estratégica aos desafios complexos do cenário empresarial contemporâneo. Ao investir na compreensão e implementação eficaz do data mining, as empresas podem moldar seu futuro com decisões mais informadas e estratégias mais impactantes. O uso desses processos pode gerar insights interessantes dentro do marketing digital através de análises do comportamento dos clientes, identificação de informações pouco exploradas e em potencial, análise de concorrência, entre outros.

Além de todas essas vantagens, o uso do data mining pode ser utilizado também para automatizar processos e contribuir com a tomada de decisões tanto no marketing quanto em outras frentes da empresa.

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Written by: Lucas Nóbrega

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