fbpx

Dia da Inovação: em busca do desenvolvimento sustentável

Dia da Inovação: em busca do desenvolvimento sustentável

A inovação e a criatividade estão entre as grandes aliadas para os avanços em desenvolvimento sustentável. Considerado o compromisso mais ambicioso da história, a Agenda 2030 e os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável exigem da sociedade novas formas de enxergar as relações de negócios e de resolver os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Por isso, as Nações Unidas instituíram dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação.
Fundamental em todos os aspectos do desenvolvimento humano, a criatividade e o olhar inovador ampliam o potencial para novos negócios, impulsionam o empreendedorismo e o surgimento de novas oportunidades em desenvolvimento sustentável. Inovação é uma prática transversal na indústria química BASF – ela está presente em cada área de negócio, nas frentes de Pesquisa & Desenvolvimento, digitalização e até mesmo a inovação colaborativa, envolvendo clientes, parceiros, associações, universidades e startups, por exemplo.
Uma das frentes que capitaneia as conexões para inovação aberta é o onono®, Centro de Experiências Científicas e Digitais, que tem um papel importante em ampliar a cultura de inovação e formar uma rede potente de pessoas e organizações que inspiram e cocriam soluções para o desenvolvimento dos negócios e da sociedade. Em cinco anos de atuação, o onono conectou mais de 70 mil pessoas e mapeou cerca de 500 soluções para mais de 75 desafios de negócios da BASF e de clientes.
A partir dessa conexão com o ecossistema de inovação, são criadas soluções que atendem demandas desafiadoras. Um exemplo é a solução Lutensit® Ecocitrus, um solvente biodegradável para formulações de produtos de limpeza em geral que também auxilia no controle microbiológico desenvolvido pela equipe brasileira no laboratório do onono.
Criar soluções e tecnologias para uma agricultura mais sustentável é outra prioridade, que conta com a atuação do AgroStart, uma plataforma de inovação aberta que acelera o desenvolvimento de soluções digitais para resolver os principais desafios da cadeia do agronegócio. Ao todo, já são mais de 600 contatos com startups latino-americanas desde o início do programa, em 2016, e 22 agtechs com parcerias ativas.
A plataforma dispõe também da Garagem AgroStart, programa de intraempreendedorismo que possibilita acelerar ideias com o apoio de ferramentas e metodologias para desenvolver hipóteses e protótipos de novas soluções para o mercado, ou para aumentar a eficiência do negócio do colaborador. A iniciativa já está na 9ª turma, com a participação de times multidisciplinares de BASF Agro no apoio às parcerias.
As cores da criatividade
A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, também investe em iniciativas de inovação aberta e criatividade para oferecer as melhores soluções a seus públicos. Um exemplo disso é o Suvinil Circula, projeto de logística reversa que surgiu a partir do Fora da Lata, programa de aceleração de startups da Suvinil. A Yattó, uma das startups aceleradas, consolidou o projeto, trabalhando na operacionalização, com sua expertise em economia circular. Hoje em dia, o Suvinil Circula já coletou mais de 11 toneladas de sobras de tintas que foram enviadas para coprocessamento e 16 toneladas de embalagens destinadas a reciclagem, tendo evitado a emissão de cerca de 137 kg de CO2 na atmosfera.
Além disso, a Suvinil também investe em soluções criativas e inovadoras que facilitam a jornada de pintura dos consumidores, como é o caso do Guia de Escolha de Cores. O sistema online, presente no site da Suvinil e no app Teste Sua Cor, conduz os consumidores a chegarem na cor desejada por meio de três passos: escolha do matiz, da intensidade e da sensação que se espera do ambiente. Ao ser guiado pela ferramenta, é possível chegar a uma paleta de tintas com tonalidades parecidas, facilitando a decisão com base nas preferências estéticas e necessidades do consumidor. Além do aspecto visual, ele considera o impacto emocional das cores, filtrando-as de acordo com as sensações desejadas.
Estas iniciativas em inovação aberta renderam o reconhecimento, pelo quarto ano consecutivo, no Ranking 100 Open Corps, liderando o segmento químico no Brasil.
Inovação para uma produção sustentável
Em suas fábricas, a empresa tem utilizado também cada vez mais tecnologias e dados digitais para simplificar processos produtivos e economizar recursos naturais. Com o Smart Manufacturing, área dedicada exclusivamente à aceleração da digitalização nas fábricas, a companhia aumenta a eficácia de processos de produção e da tomada de decisões.
Um exemplo é o Projeto Subway – Sistema de Transporte Pneumático de Amostras, criado para vencer o desafio de transportar amostras das plantas produtivas dentro do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá (SP) até o Laboratório Central de Controle da Qualidade (LCCQ). Por meio de tubulações suspensas, com extensão de aproximadamente 2,5 quilômetros, é possível enviar as amostras ao laboratório e devolvê-las às unidades fabris sem que haja necessidade de deslocamento dos profissionais das plantas e do laboratório. Desde sua implementação, o “Subway” já transportou cerca de 200 mil amostras no Complexo Químico.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário