fbpx

Marketing digital na indústria musical

Marketing digital na indústria musical

Com a popularização de plataformas de streaming como o Spotify, Deezer e Apple Music, os profissionais da música voltaram seus esforços de divulgação para o digital, revolucionando a forma como o lançamento de músicas é realizado. Além da distribuição estratégica nos serviços de streaming, outro ponto fundamental para o sucesso de uma música na atualidade é o marketing digital.

Sem o trabalho de profissionais dedicados a pensar e executar estratégias de marketing digital, e um investimento significativo para produção e lançamento, dificilmente uma música se destaca nas paradas musicais. Isso ocorre porque há uma sobrecarga de conteúdos disponíveis para os ouvintes nas plataformas de streaming.

No Spotify, por exemplo, que é o principal serviço do gênero, mais de 100 mil músicas são adicionadas diariamente, segundo o CEO Daniel Ek. Conforme dados da Loud & Clear do Spotify, em 2022 já haviam 158 milhões de faixas disponíveis na plataforma, sendo que 42% dessas músicas foram tocadas menos de 10 vezes, e 24% não foram ouvidas por ninguém, correspondendo a 38 milhões de músicas.

New Music Brasil: um caso de sucesso

Para não entrar nesses 24%, uma música precisa chamar atenção, daí a importância do marketing digital. Percebendo este cenário, a New Music Brasil, empresa de distribuição e marketing digital de músicas, fundou o próprio departamento de marketing musical, ao invés de recorrer a agências terceirizadas.

“Em 2019, éramos apenas quatro colaboradores. Porém, com o ‘boom’ do digital, tornou-se necessário ampliar a equipe para atendermos às novas exigências da indústria. Desde que nos adequamos às estratégias atuais de distribuição e divulgação de músicas, a empresa teve o assombroso crescimento de 600%”, relata Caroline Bezerra, CMO da New Music Brasil.

“Divulgar as músicas no mundo digital é um dos grandes desafios para os artistas independentes da atualidade, exigindo trabalho, dedicação e capacitação contínua. Já vínhamos trabalhando desde 2019 para nos adequar a esse cenário, e com a pandemia, aceleramos os trabalhos, o que de certa forma nos deixou na vanguarda em relação a outros produtores de conteúdo”, conta Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil.

Com centenas de campanhas de marketing bem-sucedidas no catálogo, a New Music Brasil atualmente é capaz de atender artistas dos mais variados gêneros e alcance. Entre os singles de sucesso já lançados pela empresa estão: “Endereço da Zona”, de Brenno & Matheus, “Pegada da Roça”, de Bruno Reis e Thiago em parceria com Bruno e Barretto, e “Coração Bipolar”, de Zé Henrique e Gabriel em parceria com Ícaro e Gilmar.

Assessoria da New Music Brasil.

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

[mc4wp_form id="68"]
Written by: Lucas Nóbrega

Deixe um comentário