fbpx

O Dia Mundial do Futuro existe

A maioria das datas comemorativas são focadas em eventos históricos, porém, há quase 10 anos, todo dia primeiro de março comemora-se o Dia Mundial do Futuro. É uma forma de dar destaque e direcionar cada vez mais pessoas ao redor do mundo para criar um futuro melhor. 

O Dia Mundial do Futuro começou como um evento anual promovido pelas organizações internacionais Humanity+The Millennium Project, que todos os anos promove debates on-line durante 24 horas em todo o mundo, com a participação de futuristas, pesquisadores, e o público em geral. 

Dia Mundial do Futuro

Mas afinal, o que fazem os futuristas?

Os futuristas são profissionais que atuam em “estudos de futuros”, tradução em português para a disciplina “futures studies”, também conhecida globalmente como “foresight”.

Estes profissionais atuam em governos, instituições de pesquisa ou áreas estratégicas de empresas privadas e públicas. Aproveitamos o dia mundial do futuro para esclarecer um pouco mais sobre o tema.

“Futurista profissional é alguém que domina o glossário do futuro, interpreta sinais e ajuda as pessoas e empresas a construir o futuro na prática.

Não é previsão, nem futurologia”, explica a futurista Jaqueline Weigel

Como assim estudar futuros?

Mais conhecida no Brasil como Futurismo, a disciplina de Foresight ou Estudos de Futuros, vai além de tentar fazer previsões sobre o futuro.

Segundo a praticante de Foresight e especialista em Futures Thinking, Thayani Costa, “tal disciplina nos conduz a analisar os ciclos de mudança do passado; compreender as forças motrizes que impulsionam as mudanças no presente (considerando não apenas os avanços tecnológicos, mas as esferas social, econômica, ambiental, política).

Antecipar o futuro provável; imaginar futuros possíveis e planejar ações para a construção do futuro preferido”.

Segundo o futurista Jacques Barcia, “Futurismo não é previsão, adivinhação e não tem qualquer compromisso com acertar. O futuro não pode ser previsto, posto que não existe.

Mas futuros podem ser criados ou evitados e é isso que faz o futurista ao traçar cenários, oferecer visões e possibilidades que permitem a criação de estratégias.”

Dia Mundial do Futuro

Por que estudar futuros é importante?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, organização sem fins lucrativos que reúne os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas selecionados para discutir as questões mais urgentes enfrentadas globalmente.

A alfabetização em futuros é uma das três coisas fundamentais que precisam ser ensinadas para construir um futuro melhor.

“Devemos treinar nossa capacidade de imaginar e transformar nossos futuros de longo prazo.”

A UNESCO também define a alfabetização em futuros como uma competência-chave para o século 21.

Segundo a organização, ser alfabetizado em futuros fortalece a imaginação e aumenta nossa capacidade de nos prepararmos e nos adaptarmos à medida que as mudanças acontecem.

Dia Mundial do Futuro

Por onde começar a estudar futuros?

Para celebrar O dia Mundial do Futuro, fizemos uma lista de profissionais e iniciativas, pioneiros no Brasil, que estão disseminando a disciplina de Estudos de Futuros no país, para você acompanhar e ficar por dentro do assunto:

Aerolito
Um ecossistema de alfabetização para futuros, fundado por Tiago Mattos, que possui como propósito preparar a sociedade para construir melhores futuros. Oferece soluções para empresas e cursos online. @aaerolito

Afrofuturo
Um podcast, criado por Morena Mariah Couto, que aborda temas variados relacionados a cultura africana e o afrofuturismo, apresentando uma mistura leve de fatos históricos, conhecimentos teóricos e reflexões livres. @faleafrofuturo

Futuros Plurais
Fundada por Thayani Costa, a Futuros Plurais é uma rede multidisciplinar e colaborativa que explora futuros alternativos a partir de perspectivas diversas e desenvolve iniciativas com foco na Alfabetização de Futuros. @futurosplurais

Futurotopia
Fundado por Moisés Moss, Futurotopia é um ecossistema para ativadores de futuros que tem como objetivo potencializar ideias, pessoas, projetos e empresas que colocam em ação futuros desejados. @futurotopia

O Futuro das Coisas 
Um portal de conteúdos, que oferece também cursos e formações e que tem como objetivo ser uma fonte de informações úteis para as pessoas saberem o que vem por aí e descobrirem novos interesses e oportunidades. Iniciativa criada pela economista Lilia Porto. @ofuturodascoisas 

Teach the Future Brasil
Um movimento global, liderado no Brasil pela futurista Rosa Alegria, que tem como objetivo ensinar habilidades de pensamento de futuros a alunos e educadores em todo o mundo e a inspirá-los a influenciar seu futuro. @teachfuturebrasil

W Futurismo
Uma consultoria e escola online, liderada por Jaqueline Weigel, que ensina e aplica métodos e ferramentas acadêmicos para explorar futuros alternativos, criar estratégias múltiplas que usem a incerteza como recurso e engajem pessoas em visões de impacto de longo prazo. @wfuturismooficial

 

Confira também:

Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.

NEWSLETTER

Receba as novidades no seu e-mail

Written by: Madalena Costa

Deixe um comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com