NEWSLETTER
Olho no Carro chega a marca de 1 milhão de usuários
Após uma mudança na estratégia de marketing, a Olho no Carro – maior plataforma de consulta veicular para pessoas físicas do Brasil -, cresceu 355,44% em 2022, passando de um faturamento de R$2 milhões, em 2021, para um faturamento de R$13 milhões. Recentemente, a empresa teve uma nova conquista: alcançou a marca de 1 milhão de usuários registrados em sua plataforma, que geram uma média de 800 mil consultas veiculares realizadas mensalmente.
“A marca de 1 milhão de usuários registrados é muito significativa para nós. Ficamos muito gratos de saber que ajudamos tantos brasileiros a conquistarem, sem sustos e surpresas, o objetivo de adquirir um veículo. Esperamos que possamos contribuir ainda mais. Ainda há bastante espaço para conquistar e crescer dentro do mercado brasileiro”, explica Yago Almeida, CEO da Olho no Carro.
Com apenas a placa ou o número do chassi do carro, o consumidor consegue fazer duas modalidades de consulta na plataforma da Olho no Carro: uma mais simples, sem custo; e uma mais completa, por R$59,90. Ao total, é gerado um relatório de mais de trinta itens, que vão desde informações sobre a passagem do carro por um leilão, por exemplo; se tem sinistro, se foi roubado ou já participou de algum recall. Também é possível saber preços de peças e revisões e a opinião de outros donos que possuem o mesmo modelo.
Ao atingir esse marco no número de usuários, a Olho no Carro divulgou alguns dados que permitem entender melhor sobre o perfil do público brasileiro que mais procura por veículos seminovos ou usados no país. Hoje, o gênero com maior fluxo de consultas veiculares na plataforma é o de homens (85%). Sobre os estados que mais realizam acesso na plataforma, destaque para São Paulo (25%), Minas Gerais (10%) e Rio de Janeiro (9%).
Além disso, as faixas etárias que mais fazem consultas veiculares na plataforma são as que vão dos 25 aos 34 anos (23%) e dos 35 aos 44 anos (20%). Dentre os clientes recorrentes, isto é, aqueles que utilizam a plataforma com uma alta frequência, a média mensal fica em 20 consultas, sendo 5 delas completas.
Dentre os modelos de automóveis mais consultados na plataforma, o primeiro lugar fica com o popular Volkswagen Gol, seguido pelo Ford Ka, o Fiat Palio, o Honda Civic e por fim, o Hyundai HB20. Os modelos de motocicletas mais consultados, por sua vez, são a Honda CG e a Yamaha Fazer, ambas muito utilizadas por motociclistas que realizam entregas por aplicativos.
Mercado de usados se tornou melhor opção
Os últimos anos foram marcados por um aumento significativo no preço dos veículos zero quilômetro no mercado brasileiro. Se, em 2019, modelos de entrada como as versões mais básicas do Renault Kwid e do Fiat Mobi partiam de menos de R$40 mil, hoje, as versões de entrada dos mesmos modelos partem da faixa de R$70 mil. Esse movimento levou os consumidores a buscarem novas alternativas, tais como a compra de veículos seminovos ou usados.
Segundo a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos oito primeiros meses de 2023, no território nacional, foram vendidos mais de 5,9 milhões de carros seminovos e usados. Esse valor representa um aumento de 5,64% em relação ao mesmo período do ano de 2022.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER