NEWSLETTER
Romance analisa efeitos psicológicos e sociais da solidão
Psicólogo Vitor Sampaio estreia no gênero com obra que se inspira em autores como Franz Kafka e Philip Roth
Em um dia aparentemente comum, durante uma ida ao supermercado, Roberto sente algo diferente em seu corpo. Ao abandonar uma caixa de suco de laranja e sair em disparada pela rua, desesperado com a coceira intensa, ele finalmente se dá conta de que foi atacado por pulgas. Essa é a cena de abertura de “As Pulgas” (Ases da Literatura, 219 páginas, R$ 59,90), primeiro romance do psicólogo e escritor Vitor Sampaio, que chega às lojas neste sábado [CdM3] (02) e ganha lançamento com tarde de autógrafos do autor, na Galeria 504, na Vila Madalena, em São Paulo a partir das 15h30.
Em “As Pulgas”, Sampaio busca analisar aspectos psicológicos e sociais da vida de Roberto, que, acometido deste ataque de pulgas, percebe seu isolamento social. As relações familiares e amorosas e os percalços da vida entram em xeque nesta obra, cujo texto bebe da linguagem repleta de realismo fantástico e da estética absurda de autores clássicos, como o tcheco Franz Kafka e o americano Philip Roth.
“A personagem vive esse momento que tudo é um desespero e, aos poucos, vai compreendendo todas as camadas do que está acontecendo com ela. Ao mesmo tempo em que não consegue compreender exatamente o que é aquilo, ela vai se deixando levar pelas decisões mais práticas da vida”, explica o autor.
Psicólogo[CdM4] com doutorado sobre psicoterapia de casais Sampaio busca aprofundar na escrita as crises existenciais da personagem, levantando questionamentos como, por exemplo, a real origem das pulgas e o quanto isso, de fato, afeta sua relação com o mundo e, principalmente, com seu círculo mais íntimo. “Não deixo nada fechado. Acho que o leitor precisa ter essa liberdade de compreender como bem quiser. Vou, apenas, deixando pistas sobre o que pode vir a ser essa personagem, as pulgas e os efeitos que isso causa na vida dela”, diz.
“As Pulgas” é o terceiro livro de Vitor Sampaio, que estreou no mercado literário há quatro anos, quando publicou dois títulos: o técnico “Atendimento Psicológico com Casal – Fenomenologia Existencial e Prática Clínica” e o diário de viagens “Comendo o Mundo – Um Psicólogo em Busca de Novas Culturas e Novas Comidas”, ambos pela Juruá Editora.
SINOPSE
Em meio a um acontecimento banal, como a ida a um supermercado, Roberto é surpreendido por uma coceira intensa que rompe com seu cotidiano, lançando-o em um vórtice de desespero. Ao longo de uma tarde de sábado, caminhando pelo bairro, Roberto é perturbado pelas pulgas. Ao mesmo tempo em que tenta superar os pequenos obstáculos absurdos do cotidiano urbano, é chamado a dar conta de sua história, realizando um mergulho em sua intimidade conflituosa, que revela os malogros de uma vida que o levou até o momento em que, sem aviso, encontrou as pulgas. Um romance psicológico que mergulha nas angústias e aflições do protagonista, um homem perturbado por seu passado e presente.
Fique por dentro das novidades com a #TrendsCHK.
Siga a gente nas redes sociais @trendschk.
NEWSLETTER