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Seis tendências do mercado mobile em 2024
O mercado mobile na América Latina está passando por uma evolução notável, marcada por um aumento de tráfego impressionante de 54%, conforme revelado no relatório global da Adjust, empresa especializada em mensuração, otimização e escala de aplicativos. Esse crescimento substancial supera significativamente a média global de 19%, solidificando a região como um motor de inovação e adoção digital.
As expectativas para 2024 são otimistas, como detalhado por Alexander Kryvosheiev, CEO da rede de performance mobile Mobmio. Ele destaca seis tendências que, segundo sua experiência, vão moldar a evolução do mercado mobile nos próximos anos.
1 – SuperApps
Um superapplicativo é um aplicativo que oferece uma ampla variedade de serviços e funcionalidades, como pagamentos, transporte, compras e outras soluções, em uma única plataforma.
No Brasil, os superapps que oferecem serviços de carteira digital e pagamentos via mobile estão em ascensão. Um exemplo significativo é o anúncio do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em 2023, afirmando que serviços financeiros digitalizados e modernizados, como Pix, Open Banking, Open Finance e Drex (moeda digital brasileira), devem ser integrados em uma única plataforma – um superapp – até 2025.
2 – E-commerce Mobile
Um relatório da Mobmio aponta que o número de marcas que utilizam aplicativos móveis como fonte de tráfego para gerar pedidos e atrair novos clientes cresceu 50% no primeiro semestre de 2023, contribuindo para um aumento geral de 60% no valor médio do pedido (ticket médio) da audiência mobile. Além disso, o número de pedidos aumentou em mais de 50%, enquanto o valor bruto das mercadorias vendidas dobrou em comparação com o ano anterior.
Para 2024, a expectativa é que as empresas otimizem suas plataformas para acessibilidade móvel e soluções de pagamento, incluindo carteiras digitais e pagamentos sem contato, seguindo as tendências em direção a uma economia sem dinheiro em espécie na América Latina.
3 – Marketing de Afiliados
A estratégia de Marketing de Afiliados será um instrumento-chave para o crescimento de aplicativos móveis neste ano. Essa abordagem implica uma colaboração entre uma empresa ou marca (o anunciante) e um editor de conteúdo (o afiliado), visando promover produtos ou serviços para uma audiência-alvo. Colaborar com afiliados por meio de plataformas de performance mobile aumenta o tráfego dos apps e resulta em maior engajamento. As receitas dos parceiros globais da Mobmio cresceram 20% no primeiro semestre de 2023, tendência que deve se manter em 2024.
4 – Redes Sociais
De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios, divulgada em novembro, o número de brasileiros que baixaram apps em seus dispositivos móveis subiu 7% em 2023, totalizando mais de 59 milhões de usuários. Grande parte dessas pessoas acessa redes sociais, como mensageiros e TikTok, consideradas fontes alternativas de tráfego dentro do marketing de performance. Os altos níveis de engajamento e a natureza inerentemente móvel dessas plataformas fornecem canais de aquisição de usuários praticamente sem interrupções. Essas fontes devem continuar em destaque na América Latina em 2024.
5 – Sistemas Antifraude
Desenvolver sistemas anti-fraude próprios ou por meio de parcerias com redes de afiliados ou agências com soluções para segurança mobile será crucial para os proprietários de aplicativos. Solicitar reconhecimento facial ou por biometria para atestar a identidade do usuário são alguns exemplos de aplicações que os desenvolvedores de apps precisam incluir para aumentar a segurança, especialmente em apps que têm acesso a informações financeiras dos usuários, como bancos e serviços de delivery. Além disso, as plataformas devem investir em proteção contra ataques aos bancos de dados que concentram informações como número de documentos pessoais e endereço dos usuários.
6 – Expansão do 5G
Investimentos substanciais contínuos em infraestrutura prometem proporcionar velocidades de internet mais rápidas, baixa latência e uma conectividade aprimorada. Países como México, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia já implementaram serviços comerciais de 5G, enquanto outros, como Peru, Equador, Bolívia e Paraguai, estão atualmente em fase de planejamento para sua implementação. No Brasil, as três maiores operadoras de telefonia móvel do país relataram, em 2023, uma alta adesão dos usuários à tecnologia, atingindo 85%. Além disso, os usuários dessa tecnologia consomem, em média, 2,5 vezes mais dados do que os usuários de 4G, resultando em um aumento significativo na exposição à informações e no consumo via mobile.
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